O Dia das Mães está chegando e a maioria dos políticos quer aproveitar a data comemorativa fazendo uma publicação nas redes sociais para tentar ganhar a empatia do eleitor. O problema é que nem sempre políticos e assessores de comunicação se atentam para as estratégias do marketing político e publicam conteúdos clichês, que não passam uma mensagem e ainda correm o risco de deixar muitas mães aborrecidas. Nesse artigo apresento quais devem ser os objetivos da comunicação política no uso de datas comemorativas e oriento como fazer uma publicação eficiente.
O objetivo da comunicação política em datas comemorativas
O Dia das Mães é uma das datas comemorativas mais emblemáticas no Brasil. A data tem um alcance enorme, mexendo com a emoção das pessoas e deixando-as suscetíveis a serem impactadas. Mas qual deve ser o objetivo da comunicação política em datas de oportunidade? É estratégico para todo político ou candidato fazer uma postagem sobre o Dia das Mães? O que deve ser publicado?
Do ponto de vista do marketing político, um post sobre o Dia das Mães precisa ter um propósito com objetivos claros e conexões com a data e com a história de vida do político. O ideal é abordar o assunto de forma que a publicação agregue na construção de reputação do candidato ou político e se conecte com seus públicos prioritários por meio de mensagens-chaves que façam as pessoas se emocionar e se identificar com a história contada formando juízo de valor positivo sobre o político.
O segredo do conteúdo é formar juízo de valor
O conteúdo deve levar o eleitor a fazer reflexões como essas, por exemplo: esse político é uma pessoa que valoriza a família, tem princípios, respeita a mãe, reconhece a importância das mulheres, é devoto de Nossa Senhora, defende políticas públicas para as mulheres, valoriza a vida. Lembrando que essas mensagens não devem estar escritas de forma literal, elas devem ser comunicadas por meio da narrativa, com descrição de fatos e sentimentos que levem o eleitor a fazer essa associação.
Para escrever um conteúdo eficiente que se conecte com o eleitor, o redator político precisa conhecer a história de vida do político ou candidato e saber qual é a relação dele com a mãe. Uma das ferramentas para realizar esse trabalho é por meio da entrevista em profundidade. Nesse vídeo no meu canal no Youtube eu explico como fazer esse tipo de entrevista com políticos.
Como estruturar o conteúdo sobre o Dia das Mães
Que mãe gostaria de receber um presente ou um cartão padronizado, sem emoção, que não tivesse nada a ver com ela, apenas para cumprir tabela? As mães desejam uma mensagem exclusiva, feita com carinho pelo próprio filho ou filha, lembrando de um momento especial, reconhecendo o amor de mãe e a importância dela na vida dele. E com o político não é diferente.
Uma mensagem com a personificação de uma mãe que tenha um papel crucial na própria vida será muito mais empática com o eleitor do que um card escrito Feliz Dia das Mães.
O recomendado é que o político aproveite a oportunidade para convencer o eleitor sobre seus valores morais, mostrando que ele realmente respeita e valoriza a importância das mães. E a melhor maneira de fazer essa conexão é contando uma história real, com elementos emocionais que formem juízo de valor sobre o político na cabeça do eleitor. Nesse outro artigo dou exemplos sobre o que postar nas redes sociais de políticos sobre o Dia das Mães.
Na redação da mensagem, que pode ser o roteiro de um vídeo ou o texto da publicação, precisa conter o reconhecimento da valorização da maternidade, apresentar elementos que comprovem a importância da mãe na própria vida do político, relatando aprendizados, momentos divertidos, de suporte emocional e, em alguns casos, cabe destacar o trabalho e a defesa em prol de políticas públicas voltadas para as mães e relacionadas à maternidade.
Mas não adianta tentar colar essa imagem em um político que tem histórico de violência contra a própria mãe ou que bateu na mulher grávida. O eleitor não é bobo e a publicação pode gerar uma crise de imagem nesses casos. Veja o que não publicar no Dia das Mães na rede de políticos.
Por fim, recomendo conhecer a origem da data antes de escrever a publicação. Nesse caso específico do Dia das Mães, dependendo do perfil e das bandeiras do político a data pode ser utilizada para destacar a importância do movimento feminista, por exemplo.
Espero que esse artigo tenha esclarecido as possibilidades do uso estratégico do marketing político em datas comemorativas para publicações nas redes sociais de políticos. Se deseja receber mais conteúdos sobre comunicação e marketing político faça parte da minha lista de transmissão e receba esses conteúdos em primeira mão.