O ano eleitoral começou e as ofertas de curso de marketing político se multiplicam, principalmente na internet. São centenas de anúncios dos mais variados tipos de cursos e perfil de professores em busca da atenção de profissionais de comunicação que desejam se preparar para disputar as eleições. É preciso saber diferenciar cursos que ensinam de eventos que pretendem apenas vender consultoria. Mas como saber qual curso escolher?
O primeiro passo para escolher a melhor maneira de aprender marketing político é conferir a reputação, credibilidade e experiência dos professores que darão as aulas no curso de marketing político desejado.
Conheça os professores do curso de marketing político
Procure se informar há quanto tempo os professores atuam com marketing político e eleitoral, por quantas campanhas foram responsáveis, o que os clientes falam sobre esses profissionais. Pesquise o nome do professor no Google, veja se os jornais costumam usá-lo como fonte, se ele costuma ser chamado para participar de eventos em instituições de referência, como Supremo Tribunal Eleitoral e Senado Federal. Cheque os canais pessoais (Youtube, Linkedin, site pessoal), as redes sociais e os comentários deixados nas publicações. Um outro fator relevante é se esses professores dão aulas em outras instituições de ensino renomadas, como ESPM, IDP e se possuem livros publicados.
Verifique a reputação da escola que oferece o curso de marketing político
O segundo passo é verificar a reputação da escola que está propondo o curso de marketing político desejado. Procure saber há quanto tempo a instituição existe, se possui parceria com outros centros educacionais, quantos alunos já formaram, se oferecem outros cursos de capacitação, quem são os professores que compõem o quadro, se os professores têm experiência em ministrar aulas, o que dizem os depoimentos dos alunos.
Pesquise também sobre os eventos e cursos já realizados pela escola. Se informe quem são os responsáveis pela escola e qual o método de ensino utilizam. Boas escolas de marketing político costumam ser chamadas para dar treinamento para partidos políticos e instituições públicas, por exemplo.
Opte por curso de marketing político on-line ou presencial
A escolha da modalidade do curso de marketing político entre presencial ou on-line vai depender e alguns critérios pessoais. Há quem se identifique mais com a modalidade presencial e a quem prefira o ensino à distância.
Geralmente, os cursos presenciais costumam ter mais custos e por isso são um pouco mais caros em relação aos on-line. O formato presencial é interessante para quem tem a disponibilidade de frequentar as aulas fisicamente ou tem dificuldade para focar no aprendizado remoto.
A principal vantagem do ensino à distância é poder estudar de qualquer lugar, sem precisar investir em transporte ou hospedagem. Na modalidade on-line existem dois tipos de curso: aulas síncronas (em que você assiste ao vivo) ou assíncronas (em que você assiste aulas gravadas previamente). A vantagem das aulas ao vivo é que você poderá tirar dúvidas em tempo real, mas geralmente pagará mais do que pelo modelo de aulas gravadas. Com o uso da internet, mesmo em cursos a distância é possível manter uma boa rede de relacionamentos.
Defina se o curso de marketing político está alinhado ao seu momento de vida
O último passo para a escolha do curso tem a ver com o momento de vida de quem está buscando a qualificação. Pesquise qual é o nível do curso de marketing oferecido, se é destinado a profissionais que estão começando, para quem já atua no mercado ou para quem busca uma especialização ou pós-graduação.
É importante se atentar para o que o curso se propõe a ensinar. Veja os detalhes na página de vendas do curso. Confira se é um curso mais voltado para comunicação de mandato, treinamento de equipe, preparação para pré-campanha ou preparação para o período eleitoral, por exemplo.
Outra questão a ser levada em consideração nos cursos de marketing político é se eles são destinados para profissionais de comunicação ou para candidatos.
Por fim, veja quais são as vantagens que o curso oferece, como grupo de relacionamentos para alunos, aulas ao vivo, tira-dúvidas, material para download, atualizações frequentes, participação em lançamentos, desconto em outros produtos. Quando a escola e os professores têm uma boa reputação, ser aluno pode trazer grandes benefícios, como melhores oportunidades de negócio, aumento na remuneração e mais reconhecimento no mercado de trabalho.
Os melhores cursos de marketing político para profissionais de comunicação
A Academia Vitorino e Mendonça (AVM), idealizada pelos professores e consultores de marketing político Marcelo Vitorino e Natália Mendonça, é pioneira no ensino de comunicação e marketing político. A AVM se consolidou como a maior escola de marketing político do país, oferecendo cursos para profissionais e candidatos. São cursos do básico, como o Introdução ao Marketing Político, passando por preparações para a pré-campanha eleitoral, como o Imersão Eleições e o Eu Vereador, até a pós-graduação, com o MBA em Comunicação Governamental e Marketing Político. Marcelo Vitorino é reconhecido nacionalmente como uma das maiores referências no marketing político e já formou mais de 15 mil alunos.
Os alunos da Academia Vitorino e Mendonça possuem uma série de benefícios, como grupo exclusivo de alunos para relacionamento com acesso direto aos professores, participação e acesso ao Banco de Talentos da AVM para encontrar profissionais e parceiros de negócios, aulas ao vivo, pré-venda exclusiva de novos cursos com desconto e muito mais.
Para ter sucesso nas eleições de 2024, recomendo que se aprofunde no marketing político o quanto antes. Por isso, separei os 5 melhores cursos de marketing político para campanhas eleitorias.
Vale à pena conferir.
Até mais!