Como identificar um político populista

Primeiramente, mesmo entre quem trabalha de forma direta com a política e entre os próprios políticos não há um consenso sobre o que é ser populista. Mas, então, como identificar um político populista?

De forma sucinta, um político populista atua baseado em uma corrente política na qual um líder (teoricamente desprendido de partidos e instituições) representa o povo em uma suposta luta do nós (o povo) contra eles (uma elite poderosa).

O populismo, enquanto expressão e corrente política vem do século passado, mas ainda permeia o cenário político atual. O termo se distancia do alcance da compreensão imediata, tendo em vista seu uso por vezes inadequado e a incompreensão geral das pautas relacionadas a política.

Características do político populista

Entre as características de um líder populista está a negação e o ataque frontal àqueles que discordam de suas convicções e da sua forma de governar. As teorias da conspiração são bastante usadas pelos populistas para explicar crises.

As percepções de elite e de povo recebem significados diferentes conforme o uso das ideologias, pois tanto a esquerda quanto a direita se valem do populismo quando almejam atacar pejorativamente um desafeto.

Do mesmo modo, as diferenças de significado do termo também ocorrem entre países, porém com o povo sempre ao centro. Na maioria dos casos, um político não refere a si mesmo como populista, mas ataca seus adversários com o termo.

Políticos reconhecidos como populistas- Trump

O presidente dos Estados Unidos é destacado como um líder com fortes características populistas. Donald Trump baseou a campanha da sua eleição em 2016 no populismo.

Por exemplo, em seu discurso Trump afirmava que a América precisaria se deixar governar por alguém disposto a combater a elite empresarial que circundava o poder (ainda que o próprio Trump seja um empresário de grande destaque).

A intensa crise gerada pelo coronavírus salientou o populismo do presidente. Primeiro, ao negar a força de destruição da doença. Posteriormente, ao acusar a China (país precursor da covid-19) de estar tramando econômica e politicamente contra o seu país e contra o mundo.

Políticos reconhecidos como populistas- Bolsonaro

Na América do Sul, Trump encontra um súdito fiel também na absorção a ideologia populista. O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, é um político que absorve características populistas desde a campanha que o elegeu.

Assim também, na condução do país frente à pandemia de saúde, Bolsonaro também negou a potência dos danos. Em entrevistas, o presidente afirmou que o coronavírus não passava de uma “gripezinha” e relativizou a quantidade de mortes ocorridas.

Em paralelo, Bolsonaro, assim como Trump, ataca a imprensa, governadores e prefeitos, especialmente seus adversários políticos, criticando fortemente as medidas de isolamento social adotadas e apontadas como essenciais por autoridades mundiais de saúde.

Brasil e Estados Unidos abalados pela covid-19

As semelhanças na condução da crise diminuem quando Brasil e Estados Unidos são fortemente abalados pela covid-19. Trump recuou de seu posição contrária ao isolamento e demais ações recomendadas quando viu a cidade de Nova York se tornar o epicentro do coronavírus.

Aqui no Brasil os números de mortos e contaminados evoluem com rapidez. Estamos próximos de nos tornar o novo epicentro da doença. Diferente de Trump, Bolsonaro segue criticando o isolamento social. O presidente brasileiro circula sem máscara de proteção, abraça seus apoiadores com frequência e estimula aglomerações.

Para as eleições deste ano, é fundamental que políticos e profissionais da área tenha conhecimento desta corrente política ainda fortemente presente.

Alessandra Fedeski

Alessandra Fedeski

Jornalista, formada pela UNISINOS, consultora de marketing político, com experiência junto à equipe de comunicação em três campanhas eleitorais (2014, 2016 e 2018)

leia mais

Mais artigos do autor:

A estrutura de construção de reputação de um pré-candidato é uma incumbência de primeira necessidade no planejamento de uma campanha. Leia mais

06 de julho de 2020

Alessandra Fedeski

A estrutura da construção de reputação deve passar pela excelência na arte de contar histórias. E a construção dessa reputação é item de primeira necessidade no planejamento de campanha.

Leia mais

12 de maio de 2020

Alessandra Fedeski

Um político populista atua baseado em uma corrente política na qual um líder (teoricamente desprendido de partidos e instituições) representa o povo em uma suposta luta do nós (o povo) contra eles (uma elite poderosa).

Artigos Relacionados:

Leia mais

18 de setembro de 2020

Avatar

Nesse encontro da Semana do Eleitor Conectado, especialistas discutem como engajar eleitores na campanha e no financiamento de recursos.

Leia mais

17 de setembro de 2020

Avatar

Para entender o interesse do eleitor sobre o candidato e a disposição para o voto em legenda, participe do evento gratuito realizado pela Presença Online.