Como identificar um político populista

Primeiramente, mesmo entre quem trabalha de forma direta com a política e entre os próprios políticos não há um consenso sobre o que é ser populista. Mas, então, como identificar um político populista?

De forma sucinta, um político populista atua baseado em uma corrente política na qual um líder (teoricamente desprendido de partidos e instituições) representa o povo em uma suposta luta do nós (o povo) contra eles (uma elite poderosa).

O populismo, enquanto expressão e corrente política vem do século passado, mas ainda permeia o cenário político atual. O termo se distancia do alcance da compreensão imediata, tendo em vista seu uso por vezes inadequado e a incompreensão geral das pautas relacionadas a política.

Características do político populista

Entre as características de um líder populista está a negação e o ataque frontal àqueles que discordam de suas convicções e da sua forma de governar. As teorias da conspiração são bastante usadas pelos populistas para explicar crises.

As percepções de elite e de povo recebem significados diferentes conforme o uso das ideologias, pois tanto a esquerda quanto a direita se valem do populismo quando almejam atacar pejorativamente um desafeto.

Do mesmo modo, as diferenças de significado do termo também ocorrem entre países, porém com o povo sempre ao centro. Na maioria dos casos, um político não refere a si mesmo como populista, mas ataca seus adversários com o termo.

Políticos reconhecidos como populistas- Trump

O presidente dos Estados Unidos é destacado como um líder com fortes características populistas. Donald Trump baseou a campanha da sua eleição em 2016 no populismo.

Por exemplo, em seu discurso Trump afirmava que a América precisaria se deixar governar por alguém disposto a combater a elite empresarial que circundava o poder (ainda que o próprio Trump seja um empresário de grande destaque).

A intensa crise gerada pelo coronavírus salientou o populismo do presidente. Primeiro, ao negar a força de destruição da doença. Posteriormente, ao acusar a China (país precursor da covid-19) de estar tramando econômica e politicamente contra o seu país e contra o mundo.

Políticos reconhecidos como populistas- Bolsonaro

Na América do Sul, Trump encontra um súdito fiel também na absorção a ideologia populista. O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, é um político que absorve características populistas desde a campanha que o elegeu.

Assim também, na condução do país frente à pandemia de saúde, Bolsonaro também negou a potência dos danos. Em entrevistas, o presidente afirmou que o coronavírus não passava de uma “gripezinha” e relativizou a quantidade de mortes ocorridas.

Em paralelo, Bolsonaro, assim como Trump, ataca a imprensa, governadores e prefeitos, especialmente seus adversários políticos, criticando fortemente as medidas de isolamento social adotadas e apontadas como essenciais por autoridades mundiais de saúde.

Brasil e Estados Unidos abalados pela covid-19

As semelhanças na condução da crise diminuem quando Brasil e Estados Unidos são fortemente abalados pela covid-19. Trump recuou de seu posição contrária ao isolamento e demais ações recomendadas quando viu a cidade de Nova York se tornar o epicentro do coronavírus.

Aqui no Brasil os números de mortos e contaminados evoluem com rapidez. Estamos próximos de nos tornar o novo epicentro da doença. Diferente de Trump, Bolsonaro segue criticando o isolamento social. O presidente brasileiro circula sem máscara de proteção, abraça seus apoiadores com frequência e estimula aglomerações.

Para as eleições deste ano, é fundamental que políticos e profissionais da área tenha conhecimento desta corrente política ainda fortemente presente.

Alessandra Fedeski

Alessandra Fedeski

Jornalista, formada pela UNISINOS, consultora de marketing político, com experiência junto à equipe de comunicação em três campanhas eleitorais (2014, 2016 e 2018)

leia mais

Mais artigos do autor:

A estrutura de construção de reputação de um pré-candidato é uma incumbência de primeira necessidade no planejamento de uma campanha. Leia mais

06 de julho de 2020

Alessandra Fedeski

A estrutura da construção de reputação deve passar pela excelência na arte de contar histórias. E a construção dessa reputação é item de primeira necessidade no planejamento de campanha.

Leia mais

22 de abril de 2020

Alessandra Fedeski

Como melhorar as relações com o eleitor em meio à pandemia do coronavírus utilizando-se dos smartphones e da comunicação digital.

Artigos Relacionados:

Leia mais

25 de março de 2021

Avatar

É, mas as chances são muito menores do que as de alguém que fez a lição de casa. Saiba como começar sua campanha.

Usuário do Reddit realizaram mobilização política para valorizar ações da GameStop. Leia mais

05 de fevereiro de 2021

Avatar

Com o caso GameStop, o mercado financeiro experimentou a força da mobilização política, algo que políticos e partidos conhecem bem.