Nos bastidores políticos já é evidente que as movimentações para as eleições municipais de 2024 estão ganhando ritmo. Os estrategistas estão atentos às constantes mudanças no cenário eleitoral. Já não basta a abordagem tradicional de mobilização de apoiadores em rádio e TV nas seis semanas de campanha, a verdade é que a presença digital tornou-se ponto-chave para as eleições municipais em 2024, principalmente na construção de reputação junto aos eleitores.
Nós, especialistas em marketing eleitoral, já estamos trabalhando em estratégias para aprimorar a imagem dos nossos assessorados que buscarão mandatos municipais em 2024. Com as eleições marcadas para iniciar em 30 de agosto do próximo ano, a antecipação é a palavra-chave. A ênfase recai sobre a construção de uma forte conexão com o eleitorado nas plataformas digitais na pré-campanha, especialmente nas redes sociais. Quem não começou ainda está perdendo tempo, e se ficar para última hora, terá custos elevados e eficácia reduzida.
Como conectar o discurso político com o eleitor nas redes sociais na era digital
Em tempos passados, a opinião do eleitor era moldada por declarações na imprensa tradicional e propostas no horário eleitoral gratuito. Contudo, hoje, vivemos numa era em que os eleitores buscam informações sobre os candidatos nas redes sociais. Nesse contexto, a preparação para as campanhas não se resume à imagem e conteúdos tradicionais; exige uma adaptação do discurso para todas as plataformas de comunicação, especialmente as redes sociais na linguagem ideal para cada canal e conteúdo de cauda longa, como o YouTube e site próprio.
O foco atual é conquistar a confiança do público que ainda acompanha os meios casuais, mas a maior relevância estratégica está na internet.
A relevância estratégica da internet traz a possibilidade de migrar os eleitores já acostumados com os meios de comunicação tradicionais para o online, além de possibilitar de forma muito mais fácil e barata a propagação do conteúdo para novos públicos. O diferencial do candidato em 2024 será a habilidade de comunicar-se de forma clara e objetiva em um ambiente digital em constante evolução. Antecipar-se às demandas e expectativas de um eleitorado cada vez mais conectado e informado será fundamental.
O caminho até o voto
O político de conteúdo vai ser aquela liderança com um olhar atento ao que funciona em suas redes sociais: o abraço da população, o depoimento de uma morador que tenha recebido uma melhoria, o líder comunitário que defenda uma pauta em comum, ou discorde dela são bons exemplos de conteúdos que conectam.
Embora a campanha não tenha sido iniciada oficialmente, a batalha pelos corações e mentes já acontece nas redes sociais. Aqueles que entendem a dinâmica digital e usam ferramentas online de forma eficiente terão uma vantagem significativa. Em 2024, a presença digital não será apenas um diferencial, mas sim o terreno onde a verdadeira disputa eleitoral acontecerá.
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Dicas para aumentar e qualificar a presença digital
- Transparência e Autenticidade: Incentive os políticos a compartilhar bastidores de suas vidas e rotinas, mostrando o lado humano. Assim, suas publicações autênticas vão criar empatia e uma conexão com os eleitores.
- Engajamento nas Redes Sociais: Estimule a interação constante e direta com os seguidores. Responder a comentários, participar de debates online e ouvir as preocupações e as dores da comunidade são estratégias eficazes para construir uma relação sólida.
- Conteúdo Relevante e Educativo: Oriente os políticos a criar conteúdo que vá além das promessas de campanha, produzindo artigos de opinião, vídeos educativos e infográficos podem ajudar a posicionar o candidato como uma fonte confiável de informações.
- Colaborações e Parcerias Online: Incentive a colaboração (Collab) com influenciadores locais e figuras relevantes da comunidade. Também é importante buscar parcerias estratégicas que possam ampliar o alcance da mensagem e aumentar a visibilidade nas redes.