Campanha de deputado: como se preparar para disputar as eleições de 2022

As eleições de 2022 estão se aproximando e quem vai se candidatar à uma vaga para deputado estadual ou federal precisa estar ciente de que uma campanha não deve ser pensada às vésperas do pleito. O período eleitoral é apenas uma parte do processo para quem vai se preparar para a disputa. Uma campanha de sucesso deve ser construída com antecedência e, sobretudo, com planejamento.

Do ponto de vista do marketing político, o quanto antes você colocar em prática um planejamento bem estruturado, mais chances você terá de impactar de forma eficiente os eleitores e ter uma campanha vitoriosa.

 

Os primeiros passos para uma campanha de deputado

Campanhas políticas são muito dinâmicas e o eleitor tem se tornado cada vez mais exigente. Para sair na frente nas eleições de 2022, nesta que será uma das mais disputadas dos últimos tempos, é preciso virar referência para os públicos de interesse.

Essa construção demanda conhecimento, mapeamento e tempo para colocar em prática cada uma das ações a seguir.

 

1. Saiba o que você tem a oferecer para o eleitor

A campanha deve ter sinergia com a vida do candidato. Muitas pessoas iniciam a divulgação de conteúdos antes mesmo de saberem o que têm a oferecer.

Comece escrevendo a sua história. Liste seus atributos, qual foi o seu primeiro emprego, as pessoas que te influenciam, a qual filosofia você é mais adepto, com quais partidos você mais se identifica, qual a sua profissão e o que mais você achar interessante.

 

2. Selecione o seu público e conheça os interesses dele

Se você deseja conversar com todo mundo, inclusive com quem não tem afinidade com a sua trajetória, você perderá muito tempo na sua campanha e não terá o resultado que espera.

Assim, selecionar os seus públicos contribui para que a sua mensagem seja mais eficiente e você consiga falar a coisa certa com as pessoas certas.

Lembre-se: os públicos são selecionados a partir de algumas características: perfil demográfico, ideologia, regiões, temas, entre outros.

Como fazer a segmentação correta do público

Como fazer a segmentação correta de públicos

 

3. Planeje o conteúdo para sua pré-campanha de deputado

Antes de planejar o conteúdo é preciso observar o tempo que você terá para trabalhar a comunicação com o público. Em algum momento, você poderá se perguntar: “quantos conteúdos tenho que gerar?”. O mais importante, no entanto, não é a quantidade, mas a mensagem que cada conteúdo passa.

Faça um planejamento semanal de conteúdo para cada um dos seus públicos e foque em poucas mensagens por períodos. Dessa forma, maior será a retenção dessas informações pelas pessoas.

 

4. Estabeleça os canais para falar com o seu público

Pensar em quais canais os seus públicos estão dará um direcionamento mais preciso de onde compartilhar o seu conteúdo.

Se o seu público for muito jovem, o Tiktok é o canal ideal para falar diretamente com esse segmento. Por outro lado, criar uma fanpage no Facebook pode ajudar a se comunicar com um público mais velho, já que a rede vem apresentando há algum tempo um potencial de crescimento maior da terceira idade.

As diferenças de públicos do Facebook e Tiktok

As diferenças de públicos do Facebook e Tiktok

 

5. Atraia a audiência para o seu conteúdo

Atrair a audiência é fundamental para tornar a sua mensagem conhecida pelas pessoas.

A audiência acontece de forma orgânica, através do site ou canal do Youtube; por meio dos mecanismos de busca, com a compra de palavras-chaves e impulsionamento; e por meio de estímulo, com uma base de dados bem estruturada.

Em alguns casos, prepare o bolso para anunciar e direcionar as pessoas para o seu conteúdo. A audiência orgânica não é mais prioridade para o Facebook e Instagram. Como o próprio Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, já se posicionou:

“Continuamos a ajustar como isso funciona, mas agora planejamos manter os grupos cívicos e políticos fora das recomendações a longo prazo e expandir isso globalmente.”

 

Ao trabalho!

Agora que você já sabe quais devem ser os primeiros passos para sua campanha de deputado, que tal não perder mais tempo e colocar a mão na massa? No Youtube, tem uma aula completa do professor e consultor político Marcelo Vitorino, mostrando todos os detalhes sobre esse processo aqui descrito.

Gostou do conteúdo? Comente aqui. Conhece alguém que precisa se planejar? Compartilhe o link. 😊

 

 

Nataly Maier

Nataly Maier

Jornalista, pós-graduanda em Comunicação Governamental e Marketing Político pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), de Brasília. Possui experiência como analista de mídias sociais e assessora de imprensa em mandatos e campanhas nas esferas municipal e federal.

leia mais

Mais artigos do autor:

Evento Curso de Marketing Político Eleitoral 2022 Leia mais

24 de novembro de 2021

Nataly Maier

O maior evento de marketing político para campanhas eleitorais já tem data marcada. Faça sua inscrição e garanta uma vaga para o Imersão Eleições 2022.

Os primeiros passos para a campanha de deputado Leia mais

25 de outubro de 2021

Nataly Maier

PRIMEIROS PASSOS PARA A CAMPANHA DE DEPUTADO. SAIBA COMO SE PREPARAR PARA SAIR NA FRENTE NAS ELEÇÕES DE 2022

Artigos Relacionados:

redes-on-line-esquerda-brasil-estrategia-comunicacao Leia mais

28 de outubro de 2021

Osmam Martins

Esquerda brasileira enfrenta dificuldade de interação virtual e on-line com público tradicionalista e conservador. É hora de furar a bolha.

Os primeiros passos para a campanha de deputado Leia mais

25 de outubro de 2021

Nataly Maier

PRIMEIROS PASSOS PARA A CAMPANHA DE DEPUTADO. SAIBA COMO SE PREPARAR PARA SAIR NA FRENTE NAS ELEÇÕES DE 2022