Calendário eleitoral de 2022: de olho nas datas!

A largada para as eleições, finalmente, começou. No dia 2 de outubro, brasileiros irão às urnas para escolher presidente, governador, senador e deputados federais e estaduais. Até lá, candidatos e profissionais que irão participar de campanhas eleitorais, deverão ficar atentos às principais datas do calendário eleitoral de 2022 que regulamenta a corrida eleitoral.

Na disputa das eleições, a campanha eleitoral é apenas uma parte do processo. Uma campanha eficiente, séria e profissional deve ser pensada com planejamento e, sobretudo, antecedência, para que se crie uma narrativa consistente e consiga colocar em prática as ações estratégicas que levarão o candidato à eleição.

Por isso, o processo eleitoral se divide em 3 etapas: aquecimento, pré-campanha e campanha eleitoral, com normas que regulamentam desde ações de comunicação à registro de candidatura. E, a partir de janeiro, o calendário eleitoral, aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), passa a fazer parte do planejamento de estratégias eleitorais majoritárias e proporcionais, seja para candidaturas de arrancada, reeleição ou retirada.

As principais datas e regras do calendário eleitoral para as eleições de 2022

1º de janeiro

A partir dessa data, pesquisas eleitorais precisam ser registradas no TSE até cinco dias antes da divulgação; fica proibida a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da administração pública, órgãos públicos também não podem realizar despesas com publicidade.

3 de março a 1º de abril

Período da janela de migração partidária com justa causa para deputados estaduais, distritais e federais.

30 de junho

É vedado às emissoras de rádio e de televisão transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidata ou pré-candidato.

5 de agosto

Último dia para a realização de convenções.

16 de agosto

Data a partir da qual será permitida a propaganda eleitoral, inclusive na internet.

29 de setembro

Último dia para a realização de debate no rádio e na televisão, admitida sua extensão até as 7h do dia 30 de setembro de 2022.

1° de outubro

Último dia para propaganda eleitoral do 1º turno.

2 de outubro

Dia da votação do 1º turno, das 8h às 17h, no horário de Brasília, em todo o país.

3 a 29 de outubro

Propaganda eleitoral em caso de segundo turno.

7 de outubro

Retomada da propaganda eleitoral gratuita do 2º turno em rádio e TV.

30 de outubro

Dia da votação do 2º turno, das 8h às 17h, no horário de Brasília, em todo o país.

 

Faça download do Calendário Eleitoral 2022 e planeje-se para as eleições!

Para que você possa se prepara de forma estratégica para a disputa das eleições, o Guia do Marketing Político trouxe, no Calendário Eleitoral 2022, além das datas mais importantes, dicas para profissionais e candidatos que deverão se planejar para a disputa eleitoral.

Faça download e prepare-se!

Nataly Maier

Nataly Maier

Jornalista, pós-graduanda em Comunicação Governamental e Marketing Político pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), de Brasília. Possui experiência como analista de mídias sociais e assessora de imprensa em mandatos e campanhas nas esferas municipal e federal.

leia mais

Mais artigos do autor:

Leia mais

11 de janeiro de 2022

Nataly Maier

Quando falar? O que falar? Saiba o que você precisa para se comunicar de forma eficiente em cada etapa da campanha eleitoral.

conheça os melhores cursos de marketing político para candidatos Leia mais

20 de maio de 2022

Nataly Maier

Conheça os melhores cursos de marketing político para candidatos e prepare-se para os desafios eleitorais.

Artigos Relacionados:

conheça os melhores cursos de marketing político para candidatos Leia mais

20 de maio de 2022

Nataly Maier

Conheça os melhores cursos de marketing político para candidatos e prepare-se para os desafios eleitorais.

live-3-lados-impulsionamento-eleitoral-estratégia-marketing-politico-marcelo-vitorino-natalia-mendonça-gustavo-kanffer Leia mais

18 de fevereiro de 2022

Marcelo Vitorino

O impulsionamento eleitoral tem que ter 3 lados bem afiados e afinados entre si: técnico, jurídico e estratégico. Conheça-os!