Como atrair a audiência para o conteúdo político?

Produzir conteúdo para ninguém ver é o mesmo que ter um comércio e ninguém comprar nele. Quando fazemos um planejamento de conteúdos para a internet, com o objetivo de fortalecer uma reputação ou aumentar a presença digital de um político ou candidato, produzir conteúdos alinhados com as expectativas do eleitor é tão importante quanto saber atrair a audiência para a sua mensagem. E alguns pontos devem ser observados na hora de traçar a melhor estratégia para atingir o seu público.

A primeira coisa é entender que existem 3 formas de audiência: orgânica, estimulada e paga. Conhecer essas variações lhe permitirá traçar objetivos a curto, médio e longo prazo para a comunicação efetiva com os seus públicos e é sobre como atrair a audiência para o seu conteúdo político que falaremos neste artigo.

Audiência orgânica para o conteúdo político 

A audiência orgânica é aquela que vem dos mecanismos de busca, como o Google e o YouTube. Você conquista esse tipo de audiência produzindo conteúdos relevantes que aparecerão nos buscadores quando as pessoas pesquisarem por um tema específico.

No YouTube, você precisa estar atento ao título do vídeo, à descrição, à thumbnail, e observar se o seu conteúdo possui uma chamada forte, com informações relevantes e legendas com palavras-chaves.

Já para ser bem qualificado no Google, é necessário ter um site bem estruturado e indexado. O conteúdo deve obedecer à linguagem da web, como títulos curtos, hiperlinks, subtítulos com palavras-chaves e outras regras de SEO

Uma coisa importante que você precisa saber é que ninguém consegue construir uma boa reputação nos mecanismos de busca do dia para a noite. Para ter um bom desempenho, ser encontrável e ser visto como autoridade em um assunto, é necessário ter constância, frequência e fazer um trabalho de longo prazo. 

A audiência estimulada para o conteúdo político 

A audiência estimulada acontece por meio do envio de e-mails, das listas de transmissão, SMS e outros meios. Aqui, o que você deve fazer é estimular o seu público a consumir o seu conteúdo – por exemplo, enviar um link pelo WhatsApp que leve sua audiência até um artigo no site ou vídeo no YouTube.

Sabe aproveitar melhor esse tipo de audiência quem já possui um bom banco de dados

A audiência paga para o conteúdo político 

Essa audiência é resultante de uma campanha patrocinada, como links patrocinados nos resultados de buscas, conteúdos impulsionados em redes sociais, banners em rede de display e publieditoriais em blogs/portais de conteúdo.

Se a sua estratégia implica em resultados a curto prazo, como atrair pessoas para assinarem um abaixo-assinado que tem um prazo para ser apresentado, a audiência paga pode ser uma boa solução.

Esse tipo de audiência permite direcionar o conteúdo ao seu público ideal e atingi-lo com mais rapidez. 

Saiba mais sobre os tipos de audiência para o seu conteúdo político

Gostou do conteúdo e quer aprender ainda mais sobre os tipos de audiência e como atrair a audiência para conteúdo político na internet? Recomendo que assista a esse vídeo no meu canal do YouTube sobre marketing político

Depois, é só colocar a mão na massa e não perder mais tempo. 😉 

Marcelo Vitorino

Marcelo Vitorino

Flipboard

Professor na ESPM e consultor de comunicação e marketing digital, reúne experiência no marketing corporativo, eleitoral, institucional e político. Costumo enviar conteúdos de comunicação e marketing político por WhatsApp. Caso queira receber, basta adicionar o meu número (61) 99815-6161 na sua lista de contatos e me mandar uma primeira mensagem com seu nome.

leia mais

Mais artigos do autor:

como atrair a audiência para o conteúdo político - marketing Leia mais

12 de maio de 2022

Marcelo Vitorino

Existem 3 formas de atrair a audiência para o seu conteúdo político. Saiba quais são e comunique-se com seus públicos na internet.

foto do professor marcelo vitorino com o texto: cidades pequenas quanto custa uma campanha de vereador Leia mais

16 de outubro de 2019

Marcelo Vitorino

Vai concorrer ao cargo de vereador e quer saber quanto custa fazer uma campanha? Preparamos uma média de valores para você começar a se preparar. Confira!

Artigos Relacionados:

foto marcelo vitorino - planejamento de conteúdo político para políticos em mandato e campanhas eleitorais - estratégia Leia mais

10 de fevereiro de 2022

Marcelo Vitorino

Conheça alguns fatores e ferramentas importantes para otimizar o seu planejamento de conteúdo político para mandatos e campanhas eleitorais.

foto professor marcelo vitorino e os 5 pilares da comunicação de mandato Leia mais

04 de fevereiro de 2022

Marcelo Vitorino

Conheça os primeiros passos da comunicação de mandato para impactar os eleitores e se tornar referência na internet.