Live discute o uso de TikTok e WhatsApp durante a campanha eleitoral

Entre os dias 15 e 22 de setembro, a escola de comunicação e marketing político Presença Online, realiza a semana Semana Eleitor Conectado. O evento, on-line e gratuito, traz especialistas para discutir temas e estratégias para a campanha eleitoral de 2020, baseados em estudos segmentados da pesquisa Eleitor Conectado.

Dentro da programação, será realizada uma live por dia com os autores do livro “Quem é o eleitor conectado? Análises segmentadas e ferramentas de comunicação para campanhas políticas”, disponível para download a partir do dia 15 de setembro.

O livro é resultado da colaboração de profissionais da área de marketing e comunicação política, todos alunos da Presença Online. Ao todo são 14 artigos com análises segmentadas sobre comportamentos, consumo de mídia e tendências do eleitor conectado. Conteúdos que contribuem efetivamente para o avanço da discussão sobre o tema e profissionalização do mercado.

Organizado pelas pesquisadoras Maíra Moraes e Gisele Pimenta, obra estrutura-se em dois eixos. O primeiro, conjuntural, indica circunstâncias específicas do contexto político-eleitoral brasileiro com potencial de impactar a dinâmica das próximas eleições. Já os artigos distribuídos ao longo do segundo eixo da obra, intitulado Ferramentas e estratégias de comunicação, concentram esforços em diagnósticos e orientações de usos das mídias sociais e digitais para as campanhas políticas.

A Semana Eleitor Conectado, tem a mediação da pesquisadora da Universidade de Brasília Maíra Moraes, coordenadora do Comitê Científico da pesquisa nacional.

Acompanhe as lives da Semana Eleitor Conectado

15/09 (19h30) – Como o TikTok pode contribuir para a comunicação política?, com Samara Castro

A advogada Samara Mariana de Castro lança seu olhar estratégico para uma ferramenta ainda pouco explorada no país, o TikTok. Segundo o artigo, que apresenta dados sobre o perfil dos usuários, sobre o funcionamento da plataforma e sobre como ela deve ser usada, o diferencial dessa rede social é apresentar uma visão de mundo por meio da linguagem acessível do vídeo curto, animado e escalável. Assim, quem optar por agregar o TikTok às campanhas políticas pode ter mais um instrumento para prever tendências e conhecer seu eleitor.

Sobre Samara Mariana de Castro

Advogada, vice-presidente da Comissão de Proteção de Dados e Privacidade da OAB-RJ, membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-RJ, membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP) e diretora da Pólen MediaTech.

15/09 (19h30) – A importância do uso do WhatsApp por políticos na comunicação com o eleitor conectado, com Fernanda Camargos

Fernanda Camargos canaliza o debate no WhatsApp, ferramenta que se tornou crucial nas dinâmicas políticas e eleitorais. Na visão da publicitária, as campanhas precisam trabalhar a comunicação no aplicativo de forma profissional e estratégica, com dedicação especial à criação de conteúdos qualificados e criativos, à segmentação eficiente dos públicos e à formação de banco de dados.

Sobre Fernanda Camargos

Publicitária especializada em marketing pela Universidade de São Paulo – USP, consultora de comunicação política e trabalha na criação de estratégias de rela- cionamento com o eleitor em ambientes virtuais.

 

 

Saiba mais sobre a Programação Completa da Semana Eleitor Conectado

 

Natália Mateus Mendonça

Natália Mendonça

Flipboard

Natália Mateus Mendonça Publicitária especializada em Comunicação Digital, Sócia Fundadora das empresas Presença Online e Vitorino & Mendonça. Escreve para o blog Marketing Político Hoje com foco em temas de redes sociais, anúncios, monitoramento e métricas em canais digitais.

leia mais

Mais artigos do autor:

estúdio de criação facebook marketing político Leia mais

17 de janeiro de 2020

Natália Mateus Mendonça

O Facebook lançou o Estúdio de Criação para facilitar o gerenciamento de publicações. Saiba como ele pode ajudar seu planejamento de comunicação política!

texto com 5 dicas para fazer anúncios online para políticos e campanhas eleitorais Leia mais

03 de julho de 2019

Natália Mateus Mendonça

Anúncios on-line foram as grandes novidades das últimas eleições e, com certeza, serão um diferencial para as campanhas eleitorais de 2020. Saiba mais!

Artigos Relacionados:

Leia mais

18 de setembro de 2020

Avatar

Nesse encontro da Semana do Eleitor Conectado, especialistas discutem como engajar eleitores na campanha e no financiamento de recursos.

Leia mais

17 de setembro de 2020

Avatar

Para entender o interesse do eleitor sobre o candidato e a disposição para o voto em legenda, participe do evento gratuito realizado pela Presença Online.