Já começamos o ano com uma novidade do WhatsApp. O mensageiro começou a notificar seus usuários sobre uma mudança em suas políticas de privacidade, que entrarão em vigor no dia 08/02/2021.
A mensagem para a adesão ao novo pacote de regras do aplicativo não é muito clara sobre os dados que poderão ser compartilhados com empresas parceiras e suas implicações. Vou explicar tudo isso um pouco mais adiante.
Como os novos termos de privacidade do WhatsApp podem afetar o marketing político
Tenho recebido questionamentos como esse em meus canais e acho válido falarmos sobre possíveis desdobramentos que essa mudança pode, de fato, trazer aos eleitores e na forma como utilizam este aplicativo.
Em oportunidades anteriores, em que o WhatsApp apresentou problemas e instabilidades, outros aplicativos tiveram a chance de cair nas graças dos brasileiros e isso não aconteceu. O Telegram cresceu de forma exponencial, mas não se popularizou a ponto de sar uma ameaça ao principal concorrente.
Esse cenário serve para demonstrar a força que o WhatsApp tem quando o assunto são os mensageiros instantâneos. Será que as novas políticas assustarão tanto assim aos usuários?
Acredito que não!
O nosso eleitor, lá na ponta, não vai abrir mão das facilidades oferecidas por um produto que já conhece e que o conecta a sua rede de contatos com facilidade, para se aventurar em novas plataformas desconhecidas.
Portanto, do meu ponto de vista, não há com o que se preocupar – por enquanto.
Mandatos e instituições devem investir em novos aplicativos?
Depende.
Sempre digo que não se deve abrir um novo canal se sua equipe não tem condições de dar a ele a devida atenção, mas, num cenário positivo, é sempre válido marcar presença nos ambientes de interação com seu público.
As novas políticas de privacidade do WhatsApp podem sim espantar alguns usuários, e é bom que você esteja inserido nas plataformas alternativas.
Qual é a alternativa para quem não aderir às políticas de privacidade do WhatsApp?
De forma cordial, a mensagem que carrega o aviso da mudança das políticas de privacidade do WhatsApp deixa claro que, a partir de 08 de fevereiro, todos aqueles que não tiverem interesse em aceitar os termos impostos pela empresa, podem buscar a central de ajuda e apagar sua conta.
Quando o assunto são as empresas Facebook, vale sempre lembrar que “não existe almoço grátis”.
Gravei também um vídeo sobre isso no meu perfil do Instagram em que falo sobre marketing político digital e relacionamento com o eleitor. Vale conferir!