Existem muitas dúvidas sobre impulsionamentos em campanhas políticas.
Quando posso começar a impulsionar posts no Facebook em período de eleitoral?
Posso comprar palavras-chaves do Google?
Procurando respostas? Algumas estão aqui.
Quando é permitido e quanto eu posso investir em impulsionamentos?
A lei não está exatamente clara nas possibilidades que nós temos de impulsionamento, por exemplo, a lei não fala objetivamente qual é o teto de gastos para impulsionamento durante a campanha eleitoral.
Se você quiser gastar 100% do seu orçamento da campanha eleitoral dentro do Facebook ou dentro da compra de palavras-chaves no Google, você poderia. Não existe uma limitação para isso.
A lei também não limita até quando os impulsionamentos podem acontecer antes do período eleitoral. Ela só fala quando os impulsionamentos pode acontecer após o período eleitoral, isso quer dizer que a partir de 16 de agosto você pode fazer impulsionamentos para o seu candidato.
Meu pré-candidato pode ou não pode fazer impulsionamento?
O impulsionamento pode ser considerado campanha extemporânea ou não? A lei não trata desse ponto, o que recomendo para meus clientes e alunos é não façam impulsionamentos a partir do mês de abril e só volte quando a lei permite especificamente.
Cada tribunal tem um entendimento, então se um tribunal entender que aquele é pré-candidato está em maio fazendo campanha extemporânea, essa candidatura pode ser impugnada. Você deixaria de concorrer porque você patrocinou um post.
Aproveite os meses que faltam, temos aí o mês de março inteiro para fazer impulsionamento. E faça tudo o que puder, porque a partir de abril, creio que a Justiça Eleitoral pode ficar de olho nisso.
Ainda não há uma resolução definitiva que limite essa parte, mas como 7 de abril todos os candidatos que queiram disputar uma eleição tenham que sair dos seus determinados cargos, então podemos entender que talvez a publicidade a partir de 7 de abril seja considerado como campanha extemporânea.
Como planejar o impulsionamento de posts durante a campanha eleitoral?
Você deve planejar seu impulsionamento de posts de acordo com o tema que seu candidato aborda, se ele aborda 3, 4 ou 5 temas – acredito que não mais do que isso – deve encontrar os públicos que falam sobre aqueles temas.
Não adianta sair impulsionando posts abertamente para todos os públicos, porque essas publicações não vão valer nada, você vai estar jogando o seu dinheiro e o da campanha fora.
E esse ano tudo tem que ser contabilizado e tem que ser entregue à Justiça Eleitoral, qualquer impulsionamento de post vai entrar no teto de gás da campanha, sendo assim, não jogue fora esse dinheiro.
O impulsionamento é como se você pudesse comprar um horário na televisão. Sendo assim, se você pudesse comprá-lo, o que você colocaria? Colocaria uma propaganda mal produzida? Colocaria um texto mal redigido? Utilizaria fotos de má qualidade? Certamente que não. Colocaria o que há de melhor na sua comunicação, e é isso que tem que ser feito no Facebook e também para o Google.
O Google não é uma rede social, mas a lei abre a possibilidade de você fazer campanhas. Não falo daquela campanha de publicidade comum de display, que são aqueles banners que vão dentro do Uol, por exemplo.
Mas poderia fazer a compra de palavras dentro do próprio Google. Você pode comprar palavras e também não está determinado por lei quais palavras você pode comprar, isso pode até ser um problema mais pra frente para os candidatos.