A pré-campanha mexeu com a cabeça de muita gente, profissionais e candidatos, mas pela falta de entendimento correto sobre o momento que ela representa, sobre o marketing político e o momento que os eleitores estão, está existindo uma chuva de publicações fora de tom, que provoca mais distanciamento do que proximidade.
Repita o mantra comigo: pré-campanha é para criar conexões emocionais. Respire lentamente e inspire umas 10x enquanto repete. Agora veja se forma uma imagem mental com publicações com propostas, fotos posadas, cards cheio de números e identidade visual pesada. Se formar, volte para a repetição.
Para não te deixar na mão, vou listar 10 ideias para lhe inspirar:
- Lembrança sobre quando decidiu que deveria se candidatar;
- História de vida com uma pessoa influente para o eleitorado (o que aprendeu com ela, por exemplo);
- Lista de curiosidades que pouca gente conhece sobre bairros ou cidade;
- Pedido de boas ideias para bairros ou cidades (“o que você quer ver melhor”, por exemplo);
- Pedido bem humorado de ativação de notificações;
- Memes relacionados a região ou tema (“como é morar em/como acham que é”, por exemplo);
- Dica de filme ou série que tem relação com indicação para um tema abordado que faz sentido para a candidatura;
- Pedido de opinião sobre tema, com incentivo a comentarem na publicação (descriminalização da maconha, por exemplo);
- Indicação de alguma instituição de terceiro setor ou de comerciante icônico da cidade ou bairro;
- Reels que incentiva pausa para que eleitor veja uma informação contida em um frame (“o que não querem que você saiba sobre…”, por exemplo).
Pronto! Pegou o código? Instalou o chip? Pegou a visão?
Política não precisa ser chata, e pré-campanha menos ainda. Aproveite o momento para ampliar seu alcance, coletar dados e criar reputação para a candidatura.
Caso você precise conhecer um pouco mais sobre as estratégias que podem ser utilizadas em campanhas eleitorais, recomendo que assista:
- O Imersão Eleições – curso para profissionais e candidatos que farão campanhas estruturadas;
- O Guia do Marketing Político – para tirar todas as dúvidas que surgem durante a campanha;
- O EuVereador – para quem atuará em campanhas para vereador;
- O Anúncios para Políticos – para quem precisa furar a bolha dos algoritmos das redes sociais;
- O Introdução ao Marketing Eleitoral – caso você não conheça nada e precise de um norte.
Há tempo de sobra para estudar e é melhor se dedicar a saber os caminhos do que sair correndo e depois não ter como retornar. Campanha eleitoral é coisa séria, não vale arriscar com a sorte.
Até mais!