Semelhante ao mundo empresarial, governos, partidos políticos e organizações de campanha enfrentam o desafio de compreender seu público e criar espaços de projeção para seus líderes/candidatos.
Os partidos políticos podem ser entendidos como uma plataforma abrangente que oferece soluções aos problemas sociais, um fator de suporte e endosso que compõe a imagem de um candidato.
Nessa direção, os candidatos tornam-se as marcas políticas de um partido e assumem à frente e a relação com os eleitores.
Diante de um ambiente digital e descentralizado da produção e disseminação de informações, compreender a relação partido-candidato-eleitor como uma gestão de branding é o que pode contribuir para a sustentação de ideias, projetos e ideologias. Não ter clareza sobre esse contexto pode ter como resultado o fim do partido que, diante as regras eleitorais brasileira, precisa mostrar desempenho, isto é, votos.
O resultado das eleições municipais de 2020 ano já indica um mapa partidário menor. Se considerarmos os cálculos para a cláusula de desempenho desse pleito seis legendas que hoje têm ao menos um deputado federal ficariam sem acesso ao fundo partidário e às propagandas de rádio e TV: Psol, Novo, PCdoB, Pros, PV e Rede.
E o alerta é que a cada eleição tona-se mais difícil para os políticos se comunicarem com seus respectivos públicos-alvo sem uma imagem de marca claramente definida.
Essa discussão está presente no curso de introdução ao Political Branding, desenvolvido pela professora e pesquisadora Maíra Moraes, que tem como objetivo apresentar o conceito de political branding aos profissionais de comunicação e desenvolver competências para aplicar o conceito em ações que possam posicionar adequadamente partidos e políticos em mandatos e disputas eleitorais.
O curso parte de teorias sociológicas para a compreensão do mundo contemporâneo e do eleitor e parte para uma “visão geral estratégica” do papel da marca na política.
Como se inscrever para o curso Introdução ao Political Branding
O curso é gratuito, realizado on-line entre os dias 25 e 29 de janeiro.
Os participantes são certificados pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).
Programa do curso Introdução ao Political Branding
25 de janeiro (das 19h às 20h30)
Conceitos centrais de identidade, marca, imagem e reputação
A dimensão das trocas simbólicas
26 de janeiro (das 19h às 20h30)
O Papel da Internet
Economia da reputação
Influenciadores digitais
27 de janeiro (das 19h às 20h30)
Political Branding
Branding e posicionamento
Branding e Imagem
28 de janeiro (das 19h às 20h30)
Político é produto?
Political Branding e Marketing de Relacionamento
O que os partidos têm a ver com isso?
29 de janeiro (das 19h às 20h30)
Estratégias de marca na história política