Mudança no perfil dos usuários mostra tendência a uso do TikTok nas eleições

Se você acha que o TikTok é uma rede social que não vale a pena investir por conta do público muito jovem, você pode estar perdendo uma grande oportunidade. Números recentes divulgados pela plataforma apontam um crescimento significativo no número de internautas brasileiros e uma mudança no perfil dos usuários do TikTok que mostra uma tendência ao uso da plataforma nas próximas eleições. Já falei aqui sobre o potencial de viralização da rede e sobre como o TikTok mantém seus usuários literalmente viciados na plataforma. 

Se o TikTok já era um canal importante para a comunicação política mesmo com usuários muito jovens, com a mudança de perfil dos internautas, ele está se tornando um canal ainda mais poderoso. E nem precisa se preocupar com as famosas dancinhas e dublagens, hoje o TikTok é muito mais do que isso e já é possível observar uma tendência à utilização de conteúdos fortes em tom descontraído. 

O potencial desperdiçado do TikTok na comunicação política

Quando surgiu, o TikTok ficou famoso como a rede dos adolescentes, concentrando um público que variava, principalmente, dos 12 os 16 anos. Por conta da faixa etária dos internautas, que não eram ainda eleitores, o potencial da rede acabou não sendo totalmente aproveitado nas últimas eleições.

Para você ter uma ideia do quanto o potencial do TikTok é desperdiçado, ele foi utilizado por mim em uma campanha política como ferramenta de redução de rejeição e a estratégia deu tão certo que conseguimos reduzir a rejeição de um candidato de 70% para 30%.

Mudança no perfil de usuários do TikTok: dos adolescentes aos jovens

De acordo com dados recentes da própria plataforma, mais de 72 milhões de brasileiros estão no TikTok. As mulheres representam 56,1% da audiência, enquanto os homens correspondem a 43,9%.

Mas esse não é o dado que mais chama a atenção no atual cenário, e sim o perfil dos internautas. Acredite se quiser, mas atualmente, mais da metade dos usuários do TikTok tem mais de 25 anos.

Diante disso, o TikTok não é mais a rede dos adolescentes, mas concentra agora uma porcentagem importante do eleitorado jovem. Essa mudança no perfil dos usuários mostra tendência a uso do TikTok nas eleições.

Tendência a uso da plataforma nas eleições: oportunidade à vista

Os números sobre o perfil dos usuários do TikTok mostram que uma fatia expressiva do eleitorado está navegando com frequência na rede. Em contrapartida, a plataforma ainda não se tornou um canal prioritário para a produção de conteúdos políticos, o que se apresenta como uma grande oportunidade.

Além da mudança no perfil dos usuários, uma outra tendência observada na rede diz respeito à diversificação de conteúdos. Se antes a rede continha principalmente dancinhas e dublagens, hoje é possível encontrar perfis fortes com dicas, tutoriais, histórias e posicionamentos. Além disso, o TikTok tem se mostrado muito eficiente para a disseminação de recortes e trechos virais de vídeos publicados em outros canais.

Como ficar por dentro das tendências: entretenimento e criatividade

Depois de trazer todos esses dados, se eu pudesse te dar um conselho, eu diria que você deve começar a planejar conteúdos para o TikTok agora mesmo. Para conseguir um bom desempenho no canal, fique atento às tendências (clique aqui para acessar outro artigo sobre bons usos e tendências do TikTok).

O interesse do usuário que está no TikTok é o entretenimento. Ou seja, discursos políticos podem ser muito bem vindos, desde que estejam em um contexto de entretenimento, com falas empáticas, divertidas, polêmicas ou controversas.

Jovens são produtores de conteúdo natos, então vale a pena acompanhar o que tem viralizado na rede e aproveitar o formato e linguagem descontraídos para disseminar a sua mensagem e fortalecer a sua reputação.

Claudia Guimarães

Cláudia Guimarães

Jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia, pós-graduanda em Comunicação Governamental e Marketing Político pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), especializada em marketing digital, político e eleitoral. Atua em campanhas políticas desde 2015, com foco em estratégias digitais.

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