Uma curadoria especial de livros sobre política e história brasileira

Conhecer a história do Brasil e a história política do país é uma das competências fundamentais de bons profissionais que atuam na comunicação governamental e no marketing político.

Atualmente, é muito fácil ter acesso a esses conhecimentos, principalmente no formato séries e filmes. Aqui mesmo no canal temos algumas dicas escritas pela Natália Mendonça e Felipe Tonet que valem a pena conferir.

Meu tópico hoje é sobre livros, especialmente livros em promoção 🤩  e mais ainda, livros em promoção da Editora 34 🥳 .

Pra quem não conhece a Editora 34, saiba que é uma das editoras mais respeitadas na academia. Como diz um amigo: “quando a gente publicar na 34, é a prova de que nossa produção intelectual subiu na vida”.

Selecionei alguns livros com 50% de desconto para vocês:

Livro: O príncipe

Autor: Nicolau Maquiavel

De 68,00 por 34,00

Um dos grandes clássicos do pensamento político, O Príncipe, de Maquiavel, escrito por volta de 1513 e publicado em 1532, nos assombra até hoje por seu retrato sem meias-tintas dos mecanismos que podem ser usados para se atingir e manter o poder. Dedicado a um príncipe da família Médici, de Florença, este polêmico tratado tem recebido ao longo do tempo as mais diversas versões e interpretações, que muitas vezes se afastam de seu sentido primeiro. A presente edição, bilíngue, busca resgatar toda a força do original de Maquiavel, em uma tradução extremamente precisa realizada por Diogo Pires Aurélio, doutor em Filosofia Política e professor da Universidade Nova de Lisboa, que também assina uma ampla introdução ao texto.

Comprar neste link

Livro: A construção política do Brasil

Autor: Luiz Carlos Bresser-Pereira

De: 86,00 por 43,00

As grandes interpretações do Brasil, de Gilberto Freyre a Celso Furtado, não alcançaram os períodos mais recentes de nossa história. Em A construção política do Brasil, Luiz Carlos bresser-Pereira elaborou uma análise ampla e coerente do desenvolvimento brasileiro desde a Independência até os governos de FHC, Lula e Dilma. Baseado em dois temas fundamentais – a estruturação das coalizões de classe que se sucederam no poder e a disputa entre o liberalismo econômico e o desenvolvimentismo -, este ensaio constitui ao mesmo tempo uma síntese da produção intelectual do autor e uma verdadeira aula sobre a história do país. Nova edição, revista e atualizada pelo autor, incluindo o final do governo Dilma Rousseff.

Comprar neste link

Livro: Gregos, bárbaros, estrangeiros

Autoras: Barbara Cassin, Nicole Loraux, Catherine Peschanski

De: 46,00 por 23,00

Ensaios que conjugam filosofia, história e política para interrogar, a partir de suas origens gregas, uma questão moderna: as noções de democracia e cidadania.

Comprar neste link

 

Livro: Marquês de São Vicente

Organização: Eduardo Kugelmas

De: 105,00 por 52,00

José Antônio Pimenta Bueno, o marquês de São Vicente (1803-1878), teve uma trajetória política que acompanhou os movimentos do seu tempo. Começou a carreira como liberal, passando mais tarde ao Partido Conservador, e ajudou a elaborar a Lei do Ventre Livre. Seu maior legado, contudo, foi o Direito Público brasileiro e análise da Constituição do Império (1857), a primeira e mais importante análise jurídica das instituições imperiais, aqui integralmente reproduzida.

Comprar neste link

 

Livro: O impeachment de Fernando Collor

Autor: Brasilio Sallum Jr.

De: 74,00 a 37,00

O livro apresenta uma rigorosa análise da dinâmica do processo político que levou Fernando Collor, o primeiro presidente eleito por voto direto após a redemocratização, em 1989, a ser deposto apenas três anos depois. O autor analisa, passo a passo – numa narrativa que se lê quase como um thriller político -, as estratégias da oposição, formada por entidades da sociedade civil e uma coalizão partidária liderada por PT, PSDB e PMDB, para levar Collor à sua destituição constitucional, assim como as diversas manobras do governo para tentar se manter no poder. Num momento em que a questão do impeachment volta ao centro das atenções no Brasil, este ensaio traz uma contribuição lúcida e esclarecedora ao tema.

Comprar neste link

 

Livro: Conversas com historiadores brasileiros

Organização de José Geraldo Vinci de Moraes e José Marcio Rego

De: 76,00 por 38,00

Quinze dos mais importantes historiadores brasileiros – como Emilia Viotti, Fernando Novais, Boris Fausto, Evaldo Cabral de Mello, Luiz Felipe de Alencastro, entre outros – contam as histórias de sua formação, trajetórias institucionais, linhas de pesquisa, interesses e influências, construindo um surpreendente painel do desenvolvimento da disciplina e da própria História do Brasil.

Comprar neste link

 

 

 

Maíra Moraes

Maíra Moraes

Flipboard

Doutoranda em Comunicação e Sociedade na Universidade de Brasília (UnB), pesquisa as relações de poder implicadas no processo de produção de notícias e como as realidades são construídas por meio de narrativas e práticas dominantes. É gerente de projetos certificada PMP®, especializando-se na implementação de metodologias híbridas (presencial e a distância) de educação em redes públicas estaduais e municipais.

leia mais

Mais artigos do autor:

marcelo-vitorino Leia mais

07 de março de 2018

Maíra Moraes

Especialista em marketing político digital, Marcelo Vitorino realiza aula aberta sobre democracia e fake news no Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca, na Espanha.

Foto do professor de marketing político Marcelo Vitorino Leia mais

10 de agosto de 2018

Maíra Moraes

“Coisas que todo profissional que quer trabalhar com marketing político digital” está disponível para compra nos formatos impresso e digital.

Artigos Relacionados:

A pior coisa em trabalhar com marketing político Leia mais

24 de outubro de 2020

Marcelo Vitorino

Campanhas políticas são ambientes de muita pressão e ansiedade. O que fazer quando candidatos são influenciados por terceiros?

Leia mais

20 de abril de 2020

Maíra Moraes

Que tal aproveitar a onde de lives e transmissões ao vivo para aprender um pouco mais sobre comunicação e marketing político? Confira nossas recomendações!