Uma curadoria especial de livros sobre política e história brasileira

Conhecer a história do Brasil e a história política do país é uma das competências fundamentais de bons profissionais que atuam na comunicação governamental e no marketing político.

Atualmente, é muito fácil ter acesso a esses conhecimentos, principalmente no formato séries e filmes. Aqui mesmo no canal temos algumas dicas escritas pela Natália Mendonça e Felipe Tonet que valem a pena conferir.

Meu tópico hoje é sobre livros, especialmente livros em promoção ?  e mais ainda, livros em promoção da Editora 34 ? .

Pra quem não conhece a Editora 34, saiba que é uma das editoras mais respeitadas na academia. Como diz um amigo: “quando a gente publicar na 34, é a prova de que nossa produção intelectual subiu na vida”.

Selecionei alguns livros com 50% de desconto para vocês:

Livro: O príncipe

Autor: Nicolau Maquiavel

De 68,00 por 34,00

Um dos grandes clássicos do pensamento político, O Príncipe, de Maquiavel, escrito por volta de 1513 e publicado em 1532, nos assombra até hoje por seu retrato sem meias-tintas dos mecanismos que podem ser usados para se atingir e manter o poder. Dedicado a um príncipe da família Médici, de Florença, este polêmico tratado tem recebido ao longo do tempo as mais diversas versões e interpretações, que muitas vezes se afastam de seu sentido primeiro. A presente edição, bilíngue, busca resgatar toda a força do original de Maquiavel, em uma tradução extremamente precisa realizada por Diogo Pires Aurélio, doutor em Filosofia Política e professor da Universidade Nova de Lisboa, que também assina uma ampla introdução ao texto.

Comprar neste link

Livro: A construção política do Brasil

Autor: Luiz Carlos Bresser-Pereira

De: 86,00 por 43,00

As grandes interpretações do Brasil, de Gilberto Freyre a Celso Furtado, não alcançaram os períodos mais recentes de nossa história. Em A construção política do Brasil, Luiz Carlos bresser-Pereira elaborou uma análise ampla e coerente do desenvolvimento brasileiro desde a Independência até os governos de FHC, Lula e Dilma. Baseado em dois temas fundamentais – a estruturação das coalizões de classe que se sucederam no poder e a disputa entre o liberalismo econômico e o desenvolvimentismo -, este ensaio constitui ao mesmo tempo uma síntese da produção intelectual do autor e uma verdadeira aula sobre a história do país. Nova edição, revista e atualizada pelo autor, incluindo o final do governo Dilma Rousseff.

Comprar neste link

Livro: Gregos, bárbaros, estrangeiros

Autoras: Barbara Cassin, Nicole Loraux, Catherine Peschanski

De: 46,00 por 23,00

Ensaios que conjugam filosofia, história e política para interrogar, a partir de suas origens gregas, uma questão moderna: as noções de democracia e cidadania.

Comprar neste link

 

Livro: Marquês de São Vicente

Organização: Eduardo Kugelmas

De: 105,00 por 52,00

José Antônio Pimenta Bueno, o marquês de São Vicente (1803-1878), teve uma trajetória política que acompanhou os movimentos do seu tempo. Começou a carreira como liberal, passando mais tarde ao Partido Conservador, e ajudou a elaborar a Lei do Ventre Livre. Seu maior legado, contudo, foi o Direito Público brasileiro e análise da Constituição do Império (1857), a primeira e mais importante análise jurídica das instituições imperiais, aqui integralmente reproduzida.

Comprar neste link

 

Livro: O impeachment de Fernando Collor

Autor: Brasilio Sallum Jr.

De: 74,00 a 37,00

O livro apresenta uma rigorosa análise da dinâmica do processo político que levou Fernando Collor, o primeiro presidente eleito por voto direto após a redemocratização, em 1989, a ser deposto apenas três anos depois. O autor analisa, passo a passo – numa narrativa que se lê quase como um thriller político -, as estratégias da oposição, formada por entidades da sociedade civil e uma coalizão partidária liderada por PT, PSDB e PMDB, para levar Collor à sua destituição constitucional, assim como as diversas manobras do governo para tentar se manter no poder. Num momento em que a questão do impeachment volta ao centro das atenções no Brasil, este ensaio traz uma contribuição lúcida e esclarecedora ao tema.

Comprar neste link

 

Livro: Conversas com historiadores brasileiros

Organização de José Geraldo Vinci de Moraes e José Marcio Rego

De: 76,00 por 38,00

Quinze dos mais importantes historiadores brasileiros – como Emilia Viotti, Fernando Novais, Boris Fausto, Evaldo Cabral de Mello, Luiz Felipe de Alencastro, entre outros – contam as histórias de sua formação, trajetórias institucionais, linhas de pesquisa, interesses e influências, construindo um surpreendente painel do desenvolvimento da disciplina e da própria História do Brasil.

Comprar neste link

 

 

 

Maíra Moraes

Maíra Moraes

Coordenadora do MBA em Comunicação Governamental e Marketing Político no IDP-Brasília. Doutoranda em Comunicação e Sociedade na Universidade de Brasília (UnB), pesquisa a genealogia do conceito "fake news" buscando compreender os regimes de verdades construídos no contemporâneo. É gerente de projetos certificada PMP®, especializando-se na implementação de metodologias híbridas (presencial e a distância) de educação em redes públicas estaduais e municipais.

leia mais

Mais artigos do autor:

Leia mais

25 de janeiro de 2019

Maíra Moraes

Conheça a Presença Online, a primeira escola especializada em marketing e comunicação política no Brasil. Inscreva-se nos cursos presenciais ou on-line.

Leia mais

20 de abril de 2020

Maíra Moraes

Que tal aproveitar a onde de lives e transmissões ao vivo para aprender um pouco mais sobre comunicação e marketing político? Confira nossas recomendações!

Artigos Relacionados:

A pior coisa em trabalhar com marketing político Leia mais

24 de outubro de 2020

Marcelo Vitorino

Campanhas políticas são ambientes de muita pressão e ansiedade. O que fazer quando candidatos são influenciados por terceiros?

Leia mais

20 de abril de 2020

Maíra Moraes

Que tal aproveitar a onde de lives e transmissões ao vivo para aprender um pouco mais sobre comunicação e marketing político? Confira nossas recomendações!