Marketing Eleitoral: uma nova geração de profissionais de olho no mercado

O mercado de marketing político tem se profissionalizado a cada ano no Brasil. As mudanças nas regras eleitorais, além da exigência cada vez maior por profissionalismo e conhecimento técnico – resultado também da onda de denúncias que envolveu a velha guarda marqueteira – aumentou a busca de cursos de formação por uma nova leva de jovens profissionais.

Prova disso são os cursos de Marcelo Vitorino, especialista em marketing político digital na Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM. Mesmo tendo uma agenda concentrada em São Paulo, seus cursos, realizados aos sábados ultrapassam 100 inscritos de todas as regiões do Brasil.

Vitorino é o responsável pela criação do primeiro Master Class de Marketing Político Eleitoral, que chegou a sua segunda turma em 2018, totalizando mais de 400 profissionais com pelo menos 30 horas de formação sobre o tema. Todos eles fazem parte de um grupo fechado que se comunica diariamente por aplicativos indicando oportunidades de trabalho, trocas de informações e, às vezes, até de clientes.

“Diariamente recebemos pedidos de pessoas que querem entrar no grupo, mas temos dois pré-requisitos: ser ex-aluno de um de nossos cursos e priorizar conteúdo técnico e não ideológico ou político-partidário. O espaço virtual continua sendo um espaço de aprendizado para todo o grupo”, afirma Vitorino.

Master Class em 2018 passa a ser também on-line

Para 2018, a escola de marketing digital Presença Online e Marcelo Vitorino, preparam-se para o lançamento de um programa completo de formação a distância para o mercado eleitoral.

O programa completo conta com 12 cursos on-line, além de aulas ao vivo com o especialista em marketing político e eleitoral Marcelo Vitorino. No total, são mais de 40 horas de formação, que podem ser acessados a qualquer momento e local.

“A campanha deste ano tem uma configuração totalmente nova. Menos dinheiro, uma legislação ampliada e a internet como principal recurso a ser explorado. Pra completar os desafios, o mercado brasileiro não preparou profissionais suficientes para atuarem nas campanhas”, afirma Vitorino.

Segundo o especialista, o programa abrange conteúdos básicos e avançados para as equipes das campanhas e pode ser acessado a qualquer momento. “Será uma forma de apoio, para toda equipe. Do estrategista, ao redator. Para o candidato e sua família”.

Conheça o conteúdo que faz parte do Master Class Eleições 2018

Cursos em videoaulas

1 Tudo que você deve saber sobre internet antes de começar o seu projeto 2h
2 Construção de narrativas para comunicação política 4h
3 Calendário Eleitoral 2018 1h
4 Usando Facebook como ferramenta de pesquisa 1h
5 Monitoramento, Contrainformação e Gestão de Crise 4h
6 Planejamento de campanha eleitoral 2018 6h
7 Face Ads – Como fazer anúncios e impulsionamento para campanhas eleitorais 2h
8 O que o eleitor conectado quer 1h
9 Estratégias de conteúdo para campanha eleitoral 2018 6h
10 Facebook para campanhas eleitorais 1h
11 WhatsApp para campanhas eleitorais 1h
12 Instagram para campanhas eleitorais 1h

Aulas ao vivo durante a campanha

1 Aula ao vivo: Check list de campanha 1h
2 Aula ao vivo: Mobilizando os militantes 1h
3 Aula ao vivo: Como lidar com os ataques 1h
4 Aula ao vivo: A reta final 1h

Conteúdos exclusivos

Mini aula: Como fazer uma transmissão ao vivo
Mini aula: Como organizar a comunicação de convenções partidárias
SEO – Em busca da primeira página do Google
Introdução ao marketing político eleitoral
Storytelling e plano de conteúdo político
Cases de campanhas brasileiras
Planilhas de controle de produção
Formulários para seleção de equipe
Planilha de planejamento
Cronograma macro de campanha digita

Alguns cursos podem ser adquiridos individualmente, saiba mais no site da Presença Online.

Maíra Moraes

Maíra Moraes

Flipboard

Doutoranda em Comunicação e Sociedade na Universidade de Brasília (UnB), pesquisa as relações de poder implicadas no processo de produção de notícias e como as realidades são construídas por meio de narrativas e práticas dominantes. É gerente de projetos certificada PMP®, especializando-se na implementação de metodologias híbridas (presencial e a distância) de educação em redes públicas estaduais e municipais.

leia mais

Mais artigos do autor:

curso-on-line Leia mais

23 de novembro de 2017

Maíra Moraes

Com o mercado de marketing político digital em plena expansão no Brasil, muitos profissionais têm buscado formação na área de olho nas próximas eleições.

eleições Leia mais

21 de Maio de 2018

Maíra Moraes

Investimento sem resultados e impugnação de campanha. Esse é o resultado para quem não sabe as regras para investimento em mídia social e impulsionamento de anúncios nas redes sociais. Entenda como trabalhar nas redes sociais durante a campanha, com Natália Mendo

%d blogueiros gostam disto: