Após alguns anúncios e testes em outros países, o Instagram decidiu por ocultar as curtidas (likes) de todas as publicações feitas na rede. A medida foi tomada, segundo a empresa, para estimular a produção de conteúdo de qualidade, mesmo que em detrimento da quantidade de engajamento.
“Não queremos que as pessoas sintam que estão em uma competição dentro do Instagram”, afirmou a empresa em nota divulgada para a imprensa.
Qual é o real impacto do fim dos likes no Instagram?
A resposta depende muito do seu uso da ferramenta. Com certa frequência vejo “caçadores de likes” na rede, produzindo conteúdo exclusivamente para “bombar”, mesmo que pouco signifique para o propósito da comunicação.
Neste caso específico, digamos que a ferramenta ficou menos interessante. Essas pessoas não poderão mais acompanhar os likes de outros para benchmark e, com isso, serão obrigados a abandonar as comparações dignas dos tempos de colegial.
Se você faz uso da ferramenta como forma de se comunicar verdadeiramente com seu público, usando seu perfil ou o de um cliente, a mudança é positiva, pois retira das suas costas o peso de competir com conteúdos fracos, mas com potencial de engajamento. É um alívio.
Como o fim dos likes afeta o modelo de comunicação adotado no Instagram a partir de agora
Falo nas aulas e repito aqui: em comunicação todo ato conta, principalmente em um mundo interativo e disperso. Fotos de políticos com filhos rendem likes, mas não é por isso que devem ser usadas a todo instante, como se alguém que o seguisse só quisesse ver isso.
Uma questão que sempre me fazem: “Por que meu conteúdo sobre política não engaja e o meu pessoal sim?”. Acredito que seja por causa da forma de contar o fato.
Creio que se publicar uma foto com o filho, fazendo pose, e escrever uma legenda ruim, também terá problemas. Já pensou em algo como “Hoje encontrei meu filho na sala, discutimos sobre melhorias para o seu quarto e estamos certos que o futuro será melhor. Juntos pela família.”.
Para desenvolver este tipo de trabalho, com conteúdo real e que leve ao engajamento, é preciso apostar na construção de boas narrativas. Não basta apenas querer dizer algo a um público específico, é preciso compreender cenários e adotar o tom correto na publicação.
São muitos os elementos que contribuem para a construção de boas narrativas. Sugiro que conheça o Guia do Marketing Político, um clube de assinaturas para quem busca conhecimentos sobre marketing e comunicação política. Lá você encontrará aulas sobre construção de narrativas, estratégias de conteúdo, Instagram para campanhas políticas e muitos outros temas importantes para vencer o desafio imposto pelo fim dos likes no Instagram.
No vídeo explico um pouco mais sobre o Guia do Marketing Político, assista:
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