Fortaleça sua presença digital para as eleições 2022!

Que a forma de fazer campanha mudou, todo mundo já sabe. O que poucos conseguem compreender, é que estar nas redes é uma coisa e ter presença digital, é outra.  Os políticos mais experientes já entenderam que se não adequarem a forma de fazer comunicação política para o digital, acabarão ficando de fora nas próximas eleições. Já os estreantes, sabem do potencial da internet, mas muitas vezes não dominam como explorá-la de forma inteligente.

1. O que fazer para conquistar a tão sonhada presença digital?

Encare a realidade: procure alguém capacitado para fazer uma Análise Profissional de sua presença no digital. Confie nos dados. Eles dizem muito sobre o que você precisa mudar para conquistar a influência que tanto almeja.

Utilize o tempo que antecede o período de campanha de forma inteligente e foque na comunicação digital para fortalecer sua reputação. Essa é uma das decisões mais acertadas para o momento. Em posse de sua Análise Profissional, convoque a equipe de comunicação para que, juntos, possam analisar os dados e traçar a estratégia que será trabalhada nos próximos meses.

Este é o momento de assumir o protagonismo de suas redes, portanto, prepare-se você viverá nos próximos meses o papel mais importante de sua vida.

Ainda que enxuta, você precisa ter uma equipe de comunicação especializada para trabalhar sua presença digital.

2. Foca na equipe que a presença no digital vem.

Ainda que enxuta, você precisa ter uma equipe de comunicação especializada. Não dá para pensar em candidatura sem uma estrutura mínima. Os tempos são outros e não há mais espaço para amadores. Trate sua campanha com prioridade e busque profissionais realmente capacitados para te auxiliar.

A legislação é bem dura e específica e você precisará contar com pessoas que, além de trabalharem para fortalecer sua presença no digital, possam evitar que você tenha a candidatura cassada por erros grosseiros.

2.1 Trabalhe sua presença digital com uma equipe profissional e enxuta:

  • Um analista de mídias sociais;
  • Um analista de relacionamento;
  • Um assessor de imprensa;
  • Um designer;
  • Um editor de vídeos;
  • Um fotógrafo.

3. Qual a melhor estratégia para conquistar a influência digital?

Você terá mais clareza sobre qual estratégia seguir quando entender os dados apresentados na Análise Profissional que encomendou. É importante que você e sua equipe tenham clareza sobre o cenário em que você está inserido, as forças e as oportunidades que podem surgir, bem como as fraquezas e ameaças de seus opositores e sua também.

Vale destacar que ninguém entra nas redes para buscar um político para seguir. Quando as pessoas se identificarem com o que você diz e defende, elas o enxergarão com outros olhos e passarão a segui-lo. Cabe a você sensibilizá-los e motivá-los a fim de que eles se tornem tão “apaixonados” por você, a ponto de defende-lo em possíveis ataques virtuais. No próximo ano, será mais fácil converter “paixões” em votos.

É possível criar conteúdos inteligentes e interativos de forma leve. Leve conteúdos atuais e relevantes sobre temas prioritários para sua audiência. Existem inúmeras plataformas, gratuitas (e pagas), capazes de te ajudar a entender quais são as prioridades do seu público no momento. Encontrar um “inimigo” ou um “movimento” em comum, pode aproximá-lo dos seguidores e ajudar no fortalecimento da sua presença digital.

 

4. Os concorrentes estão em todas as redes sociais

Para fortalecer sua presença digital, foque nas redes que têm a ver com o seu perfil e onde conseguirá se conectar com seu público.

Entenda, você não é todo mundo e a estratégia de cada candidato é única. Não é porque funcionou para um, que vai funcionar para você também. Foque nas redes que têm a ver com o seu perfil e onde conseguirá se conectar com seu público.

A melhor forma de construir uma reputação sólida, que te levará a conquistar a presença digital que tanto almeja, é trabalhando com indexação de conteúdo. Para isso, você precisará produzir materiais específicos e relevantes para seu site e canal no Youtube. Trabalhe publicações frequentes e tente seguir os padrões que o Google impõe. A ideia é que dentro de quatro a seis meses, você seja ranqueado pelas principais plataformas de busca da internet.

Quando você for ranqueado nas plataformas de busca da internet acerca das pautas em que atua, você terá conquistado a presença digital que tanto precisa para ter uma campanha vitoriosa.

Para mais dicas sobre como fortalecer sua presença digital, siga: @missaopolitica

Lucinda Laboissiere

Lucinda Laboissiere

Lucinda Laboissière Ulhoa é publicitária, jornalista, consultora de comunicação política e atualmente está cursando MBA em Marketing Político e Comunicação Governamental. Com experiência de mais de 20 anos de atuação na área de comunicação, sendo 11 deles na política, atualmente responde como assessora de imprensa na Terceira Secretaria da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. É idealizadora do Missão Política e já esteve à frente da estratégia de comunicação de diversas campanhas em diferentes estados do Brasil. Também atua como palestrante em eventos e treinamentos de comunicação de lideranças e partidos políticos.

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