O foco da comunicação de órgãos públicos deve ser informar e aproximar as pessoas da gestão com ações que resolvam os problemas da população e facilitem o dia a dia de quem precisa dos serviços públicos. A lei manda que a comunicação institucional seja impessoal, mas o que mais vemos são gestores confundindo esse papel e fazendo promoção pessoal, muitas vezes por desconhecerem a maneira correta de fazer a comunicação da gestão com o cidadão.
O cidadão quer ser ouvido, quer ter um canal onde possa buscar informações sobre como fazer a matrícula na escola, como conseguir uma consulta, reclamar e de fato ter seus problemas resolvidos. E com a internet e as ferramentas digitais, como estratégia de impulsionamento para entrega de conteúdo segmentado, uso de WhatsApp, sites, aplicativos móveis e uso de automação como Chatbot é possível fazer uma comunicação mais eficiente, sem incorrer no risco de fazer promoção pessoal do prefeito ou dos gestores.
A importância da marca da gestão na comunicação institucional
Ter uma comunicação institucional eficiente conecta o cidadão ao governo, reduz custos da gestão, estabelece canais de comunicação para emergências – como calamidades públicas -, aumenta o nível de confiabilidade no gestor, que não fica refém de notícias falsas, e estabelece canais para além da imprensa para conversar com o cidadão. Além de ser capaz de melhorar a reputação da cidade ou do estado, atraindo investimentos e pautando a mídia, inclusive internacional.
Tendo em vista que ano que vem teremos eleição, deixar uma marca da gestão, um legado, comunicando bem o trabalho que vem sendo realizado é um passo importante para conseguir a reeleição. A profissionalização da comunicação é essencial nesse processo.
É possível fazer uma comunicação institucional sem promoção pessoal, seguindo o que manda a legislação e conseguir consolidar uma marca da gestão, que se tornará um facilitador caso o gestor queira concorrer à reeleição, como por exemplo, a gestão que mais fez obras, a que resolveu o problema financeiro da cidade, a que acabou com o racionamento de água, que incentivou a cultura.
Erros na comunicação institucional podem causar cassação do mandato
Gestores e profissionais de comunicação que atuam em órgãos públicos precisam estar atentos à legislação. Vejo muitos casos de prefeitos que correm o risco de perder o mandato ou responderem a processo por desconhecerem as leis.
A lei é clara ao afirmar que a publicidade de atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem a promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.
Prefeitos e principalmente secretários não costumam receber treinamento para assumir o cargo. Por isso é tão importante que busquem qualificação, conhecimento e que sejam orientados por profissionais que saibam o que estão fazendo. Quando atuei na prefeitura do Rio de Janeiro, desenvolvi o Manual de Conduta e Recomendações em Mídia Digital para ajudar secretários e assessores de comunicação a saberem como usar os canais institucionais na internet. O material foi replicado em outras prefeituras do país e é utilizado como referência por muitos gestores.
No ano passado, a Justiça Federal do Distrito Federal proibiu o governo de usar redes sociais oficiais para promover o presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras autoridades. Outro caso emblemático foi a cassação dos direitos políticos do ex-prefeito de Mairiporã, Dr. Márcio Pampuri, que mesmo não sendo reeleito teve seus direitos políticos cassados e ficou inelegível por uso indevido da comunicação institucional.
Foi vendo essa dificuldade dos gestores que resolvi criar o curso de Comunicação para Governos e Instituições Públicas.
Curso para comunicação de governo e instituições públicas
O curso de Comunicação Para Governos e Instituições Públicas ensina profissionais e gestores a estruturar a comunicação de uma instituição desenvolvendo uma comunicação eficiente com o cidadão, garantindo mais agilidade, transparência, posicionando a instituição perante os públicos prioritários e evitando possíveis crises de imagem.
Apresento o passo a passo das estratégias e trago referências de casos de sucesso de comunicação institucional aplicadas em vários países, adequando para a nossa realidade no Brasil, com muitos exemplos práticos de casos de sucesso. Nas aulas, vou ensinar a entender o cenário e o perfil do cidadão, os limiteis legais da comunicação institucional, a elaborar estratégias e planejar ações de comunicação, mensurar resultados, produzir conteúdos para os diferentes públicos e canais, como o site da prefeitura e as redes oficiais.
O curso de Comunicação para Governos e Instituições Públicas acontecerá em parceria com o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), nos dias 31 de março e 1º de abril. As aulas serão ministradas no Instituto, em Brasília, com transmissão ao vivo para todo o País. Informações e inscrições pelo site www.comunicacaodegovernos.com.br.
O curso conta com desconto para grupos acima de 4 pessoas e as prefeituras também podem comprar por meio de nota de empenho. ALém disso, assinantes do Guia do Marketing Político, alunos do Imersão, ex-alunos do MasterClass e estudantes do MBA em Comunicação Governametnal e Marketing Político tem desconto. Fale com nosso atendimento ao aluno no WhatsApp (61) 99516-3400 para mais informações.
Serviço:
Curso para comunicação de governos e instituições públicas
Quando: 31/3 e 1º /4 presencial em Brasília ou on-line para todo o Brasil
Sexta, dia 31 de março: das 16h às 20h
Sábado, dia 01 de abril: das 9h às 17h
Inscrições: www.comunicacaodegovernos.com.br