Para muitos, verificar o WhatsApp é a primeira e última ação do dia. Este simples ato reflete não apenas um hábito pessoal, mas também a realidade de milhões de brasileiros. Desde seu lançamento em 2009, o WhatsApp não só ganhou o coração dos brasileiros, mas também se tornou uma ferramenta indispensável em nossas vidas diárias, especialmente no que diz respeito à forma como nos informamos, nos comunicamos e nos relacionamos, seja com quem está perto, mas principalmente longe.
Com mais de 197 milhões de usuários no Brasil, de acordo com Guilherme Horn, chefe do WhatsApp para América Latina, em revelação durante o evento WhatsApp Business Summit, que participei em agosto de 2023, em São Paulo, este aplicativo ultrapassou as fronteiras do uso casual, estabelecendo-se como um canal de comunicação vital, especialmente no contexto político. As eleições de 2018 e 2020, marcadas respectivamente pelo seu uso intenso e massivo e pela pandemia de COVID-19, testemunharam o poder do WhatsApp como um meio de conectar líderes políticos e cidadãos, apesar das barreiras do distanciamento social, vividas na última eleição municipal.
O grande desafio é como transformar as milhares de conversas com os cidadãos em votos no dia 6 de outubro. É preciso compreender não apenas a importância deste aplicativo na comunicação política, mas também como utilizá-lo de forma eficaz para informar, engajar, fidelizar e, principalmente, mobilizar pessoas.
Como o primeiro especialista em comunicação estratégica pelo WhatsApp no Brasil, vejo o WhatsApp como uma ferramenta de comunicação fundamental que vai muito além das correntes de fake news e das conversas casuais com parentes e amigos. É cada vez mais essencial usar o WhatsApp de forma profissional, especialmente nas áreas de jornalismo, comunicação corporativa, institucional e política.
Atualmente, este aplicativo representa um dos principais canais para manter um relacionamento próximo e direto com os cidadãos. Utilizá-lo com planejamento e estratégias bem definidas é, na minha visão, a melhor forma de manter um diálogo constante com os munícipes da sua cidade. Com 7 anos dedicados ao estudo do uso do WhatsApp na comunicação política e institucional, posso garantir que o uso estratégico do aplicativo de mensagens será fundamental para manter o elo entre candidatos e potenciais eleitores.
Para colher bons resultados, porém, será preciso ter estratégias para informar, mobilizar e fidelizar cidadãos pelo aplicativo. A criação de grupos continuará sendo uma ação menos eficiente, diferente das listas de transmissão, que têm maior potencial de aproximação e engajamento – que em grupos políticos é baixo, a maioria das pessoas não lê tudo que recebe. Estima-se que apenas 10% leiam o que recebem em grupos sobre política.
É preciso planejamento, sabedoria e bom conteúdo para gerar conexões que possam ir além do olho no olho e da tela a tela e que se transformem em votos na urna em outubro.
*Por João Paulo Borges, JPdoWhats, jornalista, especialista em Comunicação Estratégica pelo WhatsApp, responsável pela implantação e administração de canais de governadores, prefeitos e coordenação de mobilizações de classe.