Os tempos realmente mudaram. Hoje a quantidade de smartphones no Brasil supera sua população. Somos 210 milhões de brasileiros contra 230 milhões de smartphones ativos, de acordo com dados do IBGE e da Fundação Getúlio Vargas.
Diante desta realidade, é incrível pensarmos que governos e instituições públicas ainda não se adequaram às necessidades que o mundo digital requer por meio da implementação de eGov. As pessoas estão cada vez mais conectadas e exigem que as entidades governamentais acompanhem essa evolução.
Neste contexto, a Prefeitura de Uberlândia reformulou o seu portal, que somente no último ano obteve mais de 34 milhões de visualizações, número expressivo para uma cidade com população próxima a 700 mil habitantes. Mesmo com esse grande acesso ao domínio, o portal do município apresentava algumas características obsoletas. Ele não era responsivo e, dessa forma, a página não se adequava quando aberta em dispositivos como smartphones e tablets. Além disso, sua interface e programação não priorizavam a experiência do usuário e sua navegabilidade, entre outros pontos passíveis de melhoria.
O portal da prefeitura deve simplificar caminhos
Como o eGov pode aproximar o munícipe da gestão?
Vale lembrar que diversas mudanças tecnológicas ocorreram nos últimos anos e fortaleceram a cultura digital. Tivemos a popularização do acesso à internet, o crescimento das redes sociais e o uso de aplicativos de mensagens instantâneas, a adesão às compras por e-commerce e o acesso a diversos serviços digitais.
Alguns exemplos: você se lembra qual a última vez que foi pessoalmente ao banco? Qual foi a última vez que ligou para uma central de táxi? Com qual frequência você pede comida por aplicativos? Pois é… essa praticidade se tornou habitual para a maioria das pessoas e, com isso, surge a necessidade de ser aplicada também nas instituições públicas e governos, o que conhecemos como governos eletrônicos ou eGov.
O que um site de prefeitura precisa ter
Novidades do modelo de governo eletrônico que foram trazidas para o portal da prefeitura
O novo portal da Prefeitura de Uberlândia adotou esse conceito e foi concebido priorizando o acesso aos serviços, utilizando recursos modernos e interativos. Confira alguns deles:
- Portal da Transparência – Utilização da tecnologia de Power BI, que permite que qualquer pessoa acompanhe números e gráficos de despesas, receitas, além de licitações do município.
- Meu Ônibus – Integração com uma aplicação online que sugere a melhor rota e as linhas de ônibus para que o cidadão possa programar sua viagem;
- Obras localizadas no Google Maps – Os locais das obras contempladas em um programa de mobilidade da cidade agora podem ser vistas no Maps;
- Serviços Online – Permite ao cidadão emitir desde um boleto de IPTU até um alvará da vigilância sanitária, tudo pela internet;
- Tópicos e serviços populares – Ícones localizados no topo do site que permitem ao cidadão encontrar os serviços de maior interesse e procura;
- Barra de busca – Facilita ao cidadão a busca pelo conteúdo desejado dentro do portal, sem a necessidade de conhecer exatamente onde o conteúdo está localizado.
- Framework e Indexação – Criado com framework de fácil manipulação, permite à equipe criar páginas e editar conteúdos com facilidade. Além disso, a tecnologia prioriza a indexação do portal nos sites de busca.
Sabemos que a tecnologia evolui a cada instante e que o portal também precisará acompanhar essas mudanças. Como um dos responsáveis por esse trabalho, posso afirmar que os apontamentos do professor e consultor de marketing político Marcelo Vitorino, no seu curso de eGOV, foram extremamente pertinentes para o sucesso do projeto. Aos interessados na área, sugiro que realizem o curso antes de iniciar um novo projeto desta natureza. A pesquisa e a preparação são etapas valiosas para o sucesso de qualquer tarefa.
Bons exemplos: case do site da Prefeitura de Uberlândia
Confira as ações e eGov implementadas no portal da Prefeitura de Uberlândia
Convido você a acessar o novo site da Prefeitura de Uberlândia. Totalmente renovado, com um layout responsivo, intuitivo, moderno. Mas essa evolução não para por aqui. Pretendemos aprimorar ainda mais o sistema, para passar ao cidadão a experiência mais agradável e fácil ao lidar com o serviço público. Afinal, em um país em que existem mais smartphones ativos do que pessoas, as instituições que não se posicionarem no mundo digital estarão cada vez mais distantes da sociedade. Na contramão da evolução digital.
Confira as mudanças e comente o que achou!