Para quem trabalha com comunicação política ou gosta de política, a Netflix oferece várias opções de filmes e séries interessantes sobre o tema, que vão muito além de House of Cards e dos dos roteiros pirotécnicos de Scandal e Designated Survivor.
Uma das vantagens de assinar o serviço de streaming é a possibilidade de encontrar filmes e séries de diversos países e poder assistir produções pouco conhecidas no Brasil.
Abaixo listo três séries sobre política que gosto muito.
1 – Marseille (Marselha)
Com duas temporadas, a série narra a batalha pelo controle político da cidade portuária francesa, que envolve grupos mafiosos, muita corrupção, ascensão de grupos extremistas e conspiração no futebol local.
O ritmo da narrativa é mais lento e pode causar um pouco de estranheza em quem está acostumado aos cortes rápidos das produções hollywoodianas.
O ponto alto da produção é o ator Gérard Depardieu como prefeito de Marseille.
2 – Chefe de Gabinete
Por ser de origem coreana a série causa um certo estranhamento inicial. As diferenças de costumes, linguagem e interpretação são gritantes.
Passado o susto, Chefe de Gabinete se torna uma produção bem divertida, especialmente para quem já trabalhou ou conhece a rotina de um gabinete parlamentar.
A história gira em torno de Jang Tae Joon, um chefe de gabinete esperto e ambicioso que busca a indicação de seu partido para concorrer ao parlamento coreano. Para isso, terá que ocupar o distrito eleitoral de seu chefe.
A série está em sua primeira temporada e os episódios são relativamente longos, cerca de uma hora cada cada. De brinde, Chefe de Gabinete ainda conta com uma abertura ao melhor estilo das antigas séries japonesas de super-heróis, como Japion e Changeman.
3 – Suburra – Sangue em Roma
A produção italiana é a que mais se assemelha às produções americanas convencionais.
Recheada de “tiro, porrada e bomba” emuito sexo, Suburra foca no submundo político romano, seus diferentes atores e interesses, como políticos, a mafiosos, padres e cardeais do Vaticano, policiais…
Todos interessados na exploração de terrenos até então abandonados em Ostia, distrito no litoral de Roma. O pano de fundo da história é a eleição para a prefeitura da cidade.
O fio mais legal da narrativa é a história de um político idealista que se corrompe episódio após episódio para chegar ao poder, até se tornar aquilo que mais criticava.
A Série se passa antes dos acontecimentos do filme de mesmo nome, também disponível na Netflix.
Gosta mais de filmes? Veja o texto da Fernanda Camargos sobre Os melhores filmes para aprender marketing político.