Primeiramente, mesmo entre quem trabalha de forma direta com a política e entre os próprios políticos não há um consenso sobre o que é ser populista. Mas, então, como identificar um político populista?
De forma sucinta, um político populista atua baseado em uma corrente política na qual um líder (teoricamente desprendido de partidos e instituições) representa o povo em uma suposta luta do nós (o povo) contra eles (uma elite poderosa).
O populismo, enquanto expressão e corrente política vem do século passado, mas ainda permeia o cenário político atual. O termo se distancia do alcance da compreensão imediata, tendo em vista seu uso por vezes inadequado e a incompreensão geral das pautas relacionadas a política.
Características do político populista
Entre as características de um líder populista está a negação e o ataque frontal àqueles que discordam de suas convicções e da sua forma de governar. As teorias da conspiração são bastante usadas pelos populistas para explicar crises.
As percepções de elite e de povo recebem significados diferentes conforme o uso das ideologias, pois tanto a esquerda quanto a direita se valem do populismo quando almejam atacar pejorativamente um desafeto.
Do mesmo modo, as diferenças de significado do termo também ocorrem entre países, porém com o povo sempre ao centro. Na maioria dos casos, um político não refere a si mesmo como populista, mas ataca seus adversários com o termo.
Políticos reconhecidos como populistas- Trump
O presidente dos Estados Unidos é destacado como um líder com fortes características populistas. Donald Trump baseou a campanha da sua eleição em 2016 no populismo.
Por exemplo, em seu discurso Trump afirmava que a América precisaria se deixar governar por alguém disposto a combater a elite empresarial que circundava o poder (ainda que o próprio Trump seja um empresário de grande destaque).
A intensa crise gerada pelo coronavírus salientou o populismo do presidente. Primeiro, ao negar a força de destruição da doença. Posteriormente, ao acusar a China (país precursor da covid-19) de estar tramando econômica e politicamente contra o seu país e contra o mundo.
Políticos reconhecidos como populistas- Bolsonaro
Na América do Sul, Trump encontra um súdito fiel também na absorção a ideologia populista. O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, é um político que absorve características populistas desde a campanha que o elegeu.
Assim também, na condução do país frente à pandemia de saúde, Bolsonaro também negou a potência dos danos. Em entrevistas, o presidente afirmou que o coronavírus não passava de uma “gripezinha” e relativizou a quantidade de mortes ocorridas.
Em paralelo, Bolsonaro, assim como Trump, ataca a imprensa, governadores e prefeitos, especialmente seus adversários políticos, criticando fortemente as medidas de isolamento social adotadas e apontadas como essenciais por autoridades mundiais de saúde.
Brasil e Estados Unidos abalados pela covid-19
As semelhanças na condução da crise diminuem quando Brasil e Estados Unidos são fortemente abalados pela covid-19. Trump recuou de seu posição contrária ao isolamento e demais ações recomendadas quando viu a cidade de Nova York se tornar o epicentro do coronavírus.
Aqui no Brasil os números de mortos e contaminados evoluem com rapidez. Estamos próximos de nos tornar o novo epicentro da doença. Diferente de Trump, Bolsonaro segue criticando o isolamento social. O presidente brasileiro circula sem máscara de proteção, abraça seus apoiadores com frequência e estimula aglomerações.
Para as eleições deste ano, é fundamental que políticos e profissionais da área tenha conhecimento desta corrente política ainda fortemente presente.