Toda vez que se aproxima uma data comemorativa, principalmente as que são feriados, os políticos e as equipes têm a preocupação de marcar o dia com alguma postagem nas suas redes sociais relacionada a isso. Em um grande mar de políticos – e nesse caso até de não políticos – buscando a atenção de quem está do outro lado da tela, fazer um conteúdo que te destaque e diferencie é essencial para marcar a imagem que quer passar para o seu público. Nessas datas é sempre muito comum vermos grandes exemplos do que não fazer nas redes sociais. Por isso esse artigo vai te direcionar para criar um bom conteúdo para datas comemorativas.
Como identificar se uma postagem é boa ou não.
O primeiro passo é sempre questionar se aquela data em específico tem alguma relação com as pautas do político ou com o público que ele conversa. Caso a resposta seja não, morre a necessidade de se postar nesse dia, já que esse conteúdo não agrega na reputação a ser desenvolvida pelo candidato.
Levando em consideração que a resposta da pergunta acima foi positiva, então a coisa já muda de figura. Percebemos a importância desse dia e vamos trabalhar em cima dela. Aqui é essencial demonstrar qual é a conexão do político com a data. Esse é o momento de mostrar ao eleitor qual é a sua mensagem-chave, o que o político quer marcar. Esse é o ouro da comunicação em datas comemorativas: a data é o gancho e não o conteúdo.
Um termômetro para termos a certeza de que uma postagem é válida para uma data comemorativa é: se eu postar isso na rede de outro político vai fazer sentido? Se a resposta for sim, então não é pessoal o suficiente para ser postada. Vale lembrar aqui que a utilização da logomarca não personaliza a postagem o suficiente para criar uma conexão com o eleitor.
Fazendo uma boa postagem em datas comemorativas.
Para realizar uma boa postagem do dia da árvore, por exemplo, vale lembrar qualquer ação efetiva que o político realizou em relação ao meio ambiente. Um prefeito pode dizer quantas árvores plantou durante a sua gestão. Um vereador pode contar uma história emocionante sobre como ele colhia goiabas com a sua avó quando era criança. Um candidato pode se colocar plantando uma árvore para demonstrar a importância dessa data. Veja essa publicação da Teresa Surita e perceba como é possível fazer uma boa postagem relacionada a uma data comemorativa.
Quer mais bons exemplos do que fazer em datas comemorativas? Este artigo da professora Fabiana Vitorino sobre a importância do dia das mães e como produzir conteúdo para esse dia vai te ajudar.
O conteúdo precisa somar. Se essa publicação não adicionar na reputação do político como ele quer ser visto, ela carece de intencionalidade e é por isso que o planejamento de conteúdo é tão importante. A rede precisa ser uníssona, passar uma mensagem consistente. As pessoas precisam saber exatamente quem é aquela pessoa que se apresenta através das redes sociais, pois só assim elas se conectam, defendem e votam.
Por fim, é muito importante que a rede do político não se torne um calendário com comemorações quase diárias sobre qualquer tipo de data. Um bom conteúdo para datas comemorativas é fundamental. Por isso, escolha quais são as realmente relevantes. Planeje com antecedência as postagens e busque conteúdos que vão diferenciar o político de todos os outros que vão postar muito mais do mesmo.