As eleições de 2022 estão se aproximando e quem vai se candidatar à uma vaga para deputado estadual ou federal precisa estar ciente de que uma campanha não deve ser pensada às vésperas do pleito. O período eleitoral é apenas uma parte do processo para quem vai se preparar para a disputa. Uma campanha de sucesso deve ser construída com antecedência e, sobretudo, com planejamento.
Do ponto de vista do marketing político, o quanto antes você colocar em prática um planejamento bem estruturado, mais chances você terá de impactar de forma eficiente os eleitores e ter uma campanha vitoriosa.
Os primeiros passos para uma campanha de deputado
Campanhas políticas são muito dinâmicas e o eleitor tem se tornado cada vez mais exigente. Para sair na frente nas eleições de 2022, nesta que será uma das mais disputadas dos últimos tempos, é preciso virar referência para os públicos de interesse.
Essa construção demanda conhecimento, mapeamento e tempo para colocar em prática cada uma das ações a seguir.
1. Saiba o que você tem a oferecer para o eleitor
A campanha deve ter sinergia com a vida do candidato. Muitas pessoas iniciam a divulgação de conteúdos antes mesmo de saberem o que têm a oferecer.
Comece escrevendo a sua história. Liste seus atributos, qual foi o seu primeiro emprego, as pessoas que te influenciam, a qual filosofia você é mais adepto, com quais partidos você mais se identifica, qual a sua profissão e o que mais você achar interessante.
2. Selecione o seu público e conheça os interesses dele
Se você deseja conversar com todo mundo, inclusive com quem não tem afinidade com a sua trajetória, você perderá muito tempo na sua campanha e não terá o resultado que espera.
Assim, selecionar os seus públicos contribui para que a sua mensagem seja mais eficiente e você consiga falar a coisa certa com as pessoas certas.
Lembre-se: os públicos são selecionados a partir de algumas características: perfil demográfico, ideologia, regiões, temas, entre outros.
3. Planeje o conteúdo para sua pré-campanha de deputado
Antes de planejar o conteúdo é preciso observar o tempo que você terá para trabalhar a comunicação com o público. Em algum momento, você poderá se perguntar: “quantos conteúdos tenho que gerar?”. O mais importante, no entanto, não é a quantidade, mas a mensagem que cada conteúdo passa.
Faça um planejamento semanal de conteúdo para cada um dos seus públicos e foque em poucas mensagens por períodos. Dessa forma, maior será a retenção dessas informações pelas pessoas.
4. Estabeleça os canais para falar com o seu público
Pensar em quais canais os seus públicos estão dará um direcionamento mais preciso de onde compartilhar o seu conteúdo.
Se o seu público for muito jovem, o Tiktok é o canal ideal para falar diretamente com esse segmento. Por outro lado, criar uma fanpage no Facebook pode ajudar a se comunicar com um público mais velho, já que a rede vem apresentando há algum tempo um potencial de crescimento maior da terceira idade.
5. Atraia a audiência para o seu conteúdo
Atrair a audiência é fundamental para tornar a sua mensagem conhecida pelas pessoas.
A audiência acontece de forma orgânica, através do site ou canal do Youtube; por meio dos mecanismos de busca, com a compra de palavras-chaves e impulsionamento; e por meio de estímulo, com uma base de dados bem estruturada.
Em alguns casos, prepare o bolso para anunciar e direcionar as pessoas para o seu conteúdo. A audiência orgânica não é mais prioridade para o Facebook e Instagram. Como o próprio Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, já se posicionou:
“Continuamos a ajustar como isso funciona, mas agora planejamos manter os grupos cívicos e políticos fora das recomendações a longo prazo e expandir isso globalmente.”
Ao trabalho!
Agora que você já sabe quais devem ser os primeiros passos para sua campanha de deputado, que tal não perder mais tempo e colocar a mão na massa? No Youtube, tem uma aula completa do professor e consultor político Marcelo Vitorino, mostrando todos os detalhes sobre esse processo aqui descrito.
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