2024 é ano de eleição e muitos já estão na corrida em prol da organização e planejamento para as campanhas eleitorais. De acordo com o calendário eleitoral 2024, o período eleitoral começa em 16 de agosto, dando início à fase em que as campanhas eleitorais podem ir para a rua e os materiais promocionais das candidaturas podem começar a ser impulsionados na internet. Porém, algumas regras e condições precisam ser seguidas, como saber quando pedir votos para fugir de denúncias de campanha antecipada na pré-campanha.
Diferença entre período eleitoral e convenção partidária
A convenção é um evento realizado pelos partidos e federações para definirem quais serão os candidatos a representar o partido no ano eleitoral, assim como quais serão os números de urna e quais coligações serão realizadas. Este evento ocorre antes do início do período eleitoral, e vou te explicar os motivos pelos quais essas datas não devem ser confundidas, já que os candidatos ainda não podem fazer campanha a partir do dia da convenção.
A campanha eleitoral, isto é, o anúncio do número de urna e pedidos de voto, só pode ocorrer durante o período eleitoral. Em caso de denúncia de campanha antecipada, o candidato pode se tornar inelegível ou até mesmo ter seu mandato cassado após tomar posse.
Mas o que fazer na convenção, se ela acontece antes do período eleitoral?
Campanhas intrapartidárias
A campanha intrapartidária tem como público alvo os integrantes do partido, com a intenção de captar votos na convenção de escolha dos candidatos que irão representar o partido. Essa campanha intrapartidária só pode acontecer com no máximo 15 dias de antecedência em local próximo ao da convenção do partido. É permitido uso de faixas e cartazes, com mensagem direcionada aos participantes do partido, sendo proibido o uso de rádio, televisão e outdoor.
Resumindo: durante os 15 dias que antecedem a convenção do partido, é permitida a realização de campanha intrapartidária, com foco nos membros do partido em busca de votos para a convenção de escolha de candidatos, ou seja, é uma campanha interna, fechada apenas para os membros dos partidos e federações. Apesar de oficializar os candidatos de um partido, a convenção não marca o início do período eleitoral, pois é um anúncio interno.
Já a campanha eleitoral só pode acontecer a partir do dia 16 de agosto. Com o anúncio oficial da candidatura e os pedidos de votos destinados à população.
Datas para as convenções partidárias nas eleições 2024
A convenção dos partidos devem ocorrer dentro de uma janela de tempo definida pelo calendário eleitoral. As convenções podem ocorrer do dia 20 de julho até o dia 05 de agosto, prazo final para que todos os partidos e federações tenham realizado suas convenções.
Campanha eleitoral na internet, rádio e TV
O período eleitoral começa, mas nem tudo está instantaneamente liberado!
No início do período eleitoral, dia 16 de agosto, os candidatos já podem começar as campanhas abertamente na internet, com impulsionamento de conteúdo eleitoral e ações na rua. Ao mesmo tempo, passam a ser proibidos de realizar enquetes relacionadas ao processo eleitoral.
Já para rádio e TV, as campanhas passam a ser veiculadas a partir do 30 de agosto, 14 dias após o início do período eleitoral.
Datas de votação nas eleições 2024
O período eleitoral dura até o dia 27 de outubro. No dia 06 de outubro acontece a votação do primeiro turno, enquanto o segundo turno tem data marcada para o dia 27 do mesmo mês, definindo quais serão os candidatos eleitos e o fim do período eleitoral.
Se você é candidato ou profissional de marketing político, precisa saber todas as datas e eventos importantes para a campanha e pré-campanha para evitar problemas com a candidatura. Para ter acesso a tudo isso e montar um cronograma de ações para as eleições, recomendo o download gratuito do calendário eleitoral 2024 completo.
Entenda também quais os prazos para o impulsionamento de conteúdo eleitoral e não perca mais tempo.
Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais e ajude outros profissionais de marketing político e candidatos.
Até a próxima!