Calendário Eleitoral 2020: saiba as datas importantes para os candidatos à vereança

Em 2020, os eleitores brasileiros escolherão os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 5.570 municípios do país. O primeiro turno das eleições municipais acontecerá no dia 4 de outubro e o segundo turno no dia 25 do mesmo mês. Aqui neste artigo, você encontrará as datas do calendário eleitoral 2020, o que será útil para o planejamento estratégico da sua campanha eleitoral. Se você quer ser vereador ou prefeito em 2020, é importante ficar atento aos prazos e as datas pré-estabelecidas para que sua campanha seja bem sucedida. 

Data das convenções partidárias no calendário eleitoral 2020

O art. 87 do Código Eleitoral determina que só podem concorrer às eleições os candidatos que estiverem filiados a um partido político. Uma vez que cada partido político possui inúmeros filiados, é necessário escolher entre eles, em convenção partidária, os que serão candidatos a cargos eletivos. 

As convenções partidárias são reuniões de filiados a um partido político para julgamento de assuntos de interesse do grupo ou para escolha de candidatos. Conforme estabelece a Lei n° 13.165/2015, Lei da Reforma Política, os partidos políticos terão de escolher os candidatos entre os dias 20 de julho e 5 de agosto.

Quando começa a propaganda eleitoral gratuita em 2020

Para que não ocorra irregularidades durante o processo democrático, a Justiça Eleitoral estipula datas que devem ser respeitadas pelos candidatos e também pela população. Todas as datas e prazos referentes às eleições são definidas pelo TSE, que divulga o calendário oficial sempre no mês de janeiro do ano eleitoral. 

Durante o processo das eleições, é preciso fiscalizar o candidato e os concorrentes para saber se as normas estão sendo cumpridas. Para isso, fique atento ao calendário eleitoral 2020 abaixo:

Primeiro turno 

1/4/2020 – TSE começa a promover propaganda institucional no rádio e na televisão.

15/05/2020 – Liberação de campanhas de arrecadação

5/7/2020 – Os políticos com vistas à indicação de seu nome pelo partido podem começar a fazer propaganda intrapartidária.

28/8/2020 – Início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.

1/10/2020 – Último dia para divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV relativa ao primeiro turno

4/10/2020 – Dia do primeiro turno.

Data das eleições no calendário eleitoral 2020 – Segundo turno

O segundo turno acontecerá somente em municípios onde nenhum dos candidatos a prefeito tiverem 50% dos votos mais um. Ou seja, quando nenhum candidato obtiver a maioria absoluta nas urnas. 

Dessa forma, no segundo turno das eleições somente os dois candidatos mais votados podem participar da disputa que elegerá o novo prefeito. 

Segundo turno

5/10/2020 a partir das 17h – Cndidatos, partidos e coligações podem retornar com as atividades de comunicação.

9/10/2020 –Início a propaganda eleitoral gratuita.

23/10/2020 – Último dia para divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV

25/10/2020 – Dia do segundo turno.

Data das eleições no calendário eleitoral 2020  – 1º turno

Todas as datas abaixo festão de acordo com o calendário eleitoral de 2020 divulgado elo TSE em dezembro de 2019.

Datas gerais:

01/01/2020 – A partir do dia 1º de janeiro, as pesquisas passam a ser obrigatoriamente registradas pelo Tribunal Superior Eleitoral ou pelos Tribunais Regionais Eleitorais. 

06/05/2020 – Essa data é importante principalmente para quem está com algum problema com o Título de Eleitor. Esse é o prazo para solicitar qualquer alteração no documento. Além disso, se você mudou de cidade recentemente, esse é o prazo máximo para trocar o domicílio eleitoral. Essa é a data limite ainda para você solicitar transição para Seção Eleitoral Especial (área onde eleitores deficientes ou pessoas com mobilidade reduzida votam).  

04/10/2020 – O grande dia! No dia 4 de outubro, a população vai até as urnas para a votação Primeiro turno. Essa é a hora de escolher quem serão os candidatos que vão representar você por 4 anos. Ou seja, é hora de escolher o prefeito, vice-prefeito e vereadores da sua região.

Calendário eleitoral 2020

Agora que você já conhece as principais datas do calendário eleitoral 2020 , é só começar o seu planejamento e focar na sua vitória!

Gostou deste artigo?  Você pode encontrar mais conteúdos sobre como ser vereador em 2020 clicando aqui.

Como se preparar para a campanha eleitoral 2020?

Informações sobre a equipe ideal, gastos de campanha, doações, conteúdo, planejamento de comunicação, tudo isso merece atenção redobrada caso você queira sair vitorioso nas eleições municipais de 2020. No Guia do Marketing Político, você encontra conteúdo exclusivo e aulas sobre tudo o que você precisa saber para usar a comunicação política a seu favor. O professor e consultor de marketing político Marcelo Vitorino preparou este vídeo que explica o que é o Guia do Marketing Politico. Assista! 👇

imagem do professor marcelo vitorino direcionando para sua lista de transmissão no whatsapp com conteúdos sobre pré-campanha e campanha de vereador

Tainã Gomes de Matos

Tainã Gomes

Jornalista e publicitária especializou-se em marketing digital político na ESPM e Presença Online. Atuou na gestão de comunicação institucional partidária, mais especificamente no segmento feminino. Com experiência em produção de conteúdo voltado para o incentivo à participação das mulheres na política.

leia mais

Mais artigos do autor:

imagem de um teclado com as teclas 2020 para representar as eleições para vereador em 2020 Leia mais

19 de junho de 2019

Tainã Gomes de Matos

Ano que vem acontecerão as eleições municipais no Brasil. Se você quer ser vereador em 2020 é preciso começar a se preparar agora!

Leia mais

18 de setembro de 2019

Tainã Gomes de Matos

Conteúdos políticos, inclusive as emendas parlamentares, precisam de "traduções" para garantir que a mensagem faça sentido para o eleitor. Saiba mais!

Artigos Relacionados:

marcelo vitorino fala sobre campanhas eleitorais e o impacto do coronavírus Leia mais

16 de março de 2020

Marcelo Vitorino

Todos os anos, especialistas dizem que chegou a vez do digital. Será que em tempos de coronavírus, campanhas eleitorais apostarão na internet como deveriam?

Já escolheu o seu partido? Está aberta a janela partidária Leia mais

10 de março de 2020

Avatar

Está aberta a janela partidária, período em que os vereadores com mandato que pretendem concorrer nas próximas eleições podem mudar de partido político.