O texto de hoje está repleto de saudosismo, me peguei pensando naqueles dias que não voltam mais. Se lembra de quando nossas publicações no Facebook tinham ótimos resultados sem investirmos nenhum centavo em anúncios on-line? Bastava um bom conteúdo e voilá, enxurrada de engajamento! Quanta saudade…
Sentimentalismos à parte, hoje a política de distribuição de conteúdos do Facebook é como aquele ditado: não existe almoço grátis e a degustação acabou.
Então, sabendo disso, um trabalho de comunicação política que não conta com um planejamento de anúncios on-line está remando contra a maré e reduzindo drasticamente suas chances de sucesso. Quer entender um pouco mais sobre isso? Então vamos lá!
Ferramentas de anúncios on-line
Em primeiro lugar é preciso ampliar seus horizontes e se lembrar de que existe vida digital além do Facebook. E publicidade on-line também!
O Google AdWords [Google Ads] é um bom exemplo de ferramenta fundamental para estratégias de tráfego bem construídas. O Google te oferece uma grande variedade de modalidades e formatos de anúncios que vão bem além da rede de pesquisa que você já conhece. O YouTube por exemplo, é também através desta ferramenta que você cria anúncios para o YouTube, que nada mais é do que a segunda maior ferramenta de busca do mundo. Vale estudar este modelo de anúncio também, não é?
Outra rede para entrar no seu plano de mídia: o Instagram. Apesar de pertencer ao mesmo dono do Facebook e compartilhar com ele a plataforma de anúncios, a rede merece atenção especial aos formatos e tamanhos. Além disso, anúncios para o Instagram merecem um estudo quanto a estética adotada e estilos de publicação. Aqui não cabem imagens cheias de textos ou splashs tipo promoção de supermercado. Fique de olho nisso!
Por último não poderia deixar de listar o Facebook que, apesar de não ser a única ferramenta de anúncio on-line, é de longe a mais intuitiva para quem não tem grande familiaridade com tema. Mas cuidado, ao escolher o caminho mais fácil você corre o risco de jogar seu dinheiro fora e eu explico o porque.
Um dica de ouro: a maior efetividade dos impulsionamentos feitos no Facebook acontece quando o anúncio conta com um bom trabalho de segmentação. Ao triar o público e “pinçar” aqueles que podem ser, de fato, seus eleitores e simpatizantes, você otimiza os investimentos, entrega a mensagem para o receptor correto e tem mais chance de acertar.
Veja o vídeo em que o professor e consultor Marcelo Vitorino aborda este tema:
Anúncios on-line em campanhas políticas
Desde as eleições de 2018 a legislação eleitoral permite o impulsionamento de publicações de conteúdos com cunho político e eleitoral. Mas fique de olho, existem algumas restrições que quando não respeitadas, podem gerar dores de cabeça para sua campanha.
Uma das exigências que um anúncio deve cumprir, quando no período eleitoral, é conter obrigatoriamente a sinalização de propaganda eleitoral e o CNPJ/CPF do pagador.
Dicas para otimizar seus anúncios políticos e eleitorais
São muitas as ferramentas e peculiaridades, por isso é impossível existir uma receita de bolo para ter ótimos resultados em suas campanhas. Porém, alguns passos são primordiais para a criação de um anúncio otimizado. Conheça alguns deles:
1. Segmente sempre!
Sempre escolha o caminho da segmentação, isso representa entregar a mensagem certa para a pessoa certa. Escolher atalhos, ou seja, ter preguiça na hora de criar anúncios pode custar caro e comprometer seus resultados e métricas.
2. Estude as ferramentas
Não é simples criar um anúncio on-line, principalmente quando você não conhece determinada ferramenta. Além de jogar seus investimentos no ralo, você pode ter problemas com anúncios em páginas suspeitas ou com temáticas opostas as pautas do seu cliente/assessorado. Já imaginou?
3. No Facebook, respeite os 20% de texto
Caso seu anúncio seja no Facebook ou Instagram, respeite o percentual de texto sobre a imagem ou vídeo. Exceder este limite pode comprometer a exibição do seu conteúdo e aumentar o custo da sua campanha. Utilize a ferramenta Facebook Text Overlay para checar se está tudo ok com sua imagem antes de subir em seu anúncio.
4. Acompanhe diariamente sua campanha de anúncios on-line
Essa dica pode parecer óbvia, mas é uma das mais importantes. O acompanhamento diário permite que você faça readequações de verba, municie seu cliente de informações, prepare campanhas alternativas e por fim, mas não menos importante, acompanhe os gastos. Um erro sem reparação rápida pode consumir seus recursos e não te entregar resultados!
5. Atualize-se!
Quase que semanalmente as plataformas passam por melhorias e atualizações, mudando e acrescentando funcionalidades e layouts, o que pode te pegar de surpresa quando precisar anunciar novamente. Fique sempre de olho e acompanhe blogs e fóruns sobre o tema para não ser o último a saber das novidades. Quem sabe mais sai na frente.
Quer aprender mais sobre estratégias de anúncios on-line para comunicação política?
Se você trabalha com comunicação política e precisa posicionar melhor seu cliente ou assessorado na internet, você está no caminho certo procurando aprender mais sobre anúncios. Se tiver interesse em se aprofundar no tema, o Guia do Marketing Político é uma ótima opção para quem busca se manter atualizado e aprender cada vez mais sobre o tema. Ele funciona como um clube de assinaturas, ao estilo Netflix, oferecendo conteúdos de comunicação e marketing político.
Quer saber mais? Confira o vídeo que o professor Marcelo Vitorino gravou para você:
Gostou deste conteúdo? Assine nossa newsletter e fique por dentro de novos artigos sobre Marketing Político