A estrutura de construção de reputação de um pré-candidato, especialmente na internet, é uma incumbência de primeira necessidade no planejamento de uma campanha.
Em segundo lugar, esperar apenas o período eleitoral para buscar uma audiência engajada e mobilizada por uma causa e por um candidato é um erro. Quanto maior a antecedência na disseminação de conteúdos que dialoguem com as bandeiras de trabalho, maior autoridade de fala é atribuída ao político.
Do mesmo modo, a internet é um meio fundamental para uma campanha política exitosa, especialmente esse ano em razão da pandemia do coronavírus.
Estruture a reputação utilizando a arte contar histórias
A estrutura da construção de reputação deve passar pela excelência na arte de contar histórias. E a construção dessa reputação é item de primeira necessidade no planejamento de campanha. Este ofício, apesar de antigo, conecta o eleitor ao personagem principal de cada campanha, no caso, o candidato. Histórias envolvem emoção. E emoção tem forte influência na decisão do voto.
Sobretudo, quando os valores pessoais e a trajetória de vida pública do político são expostos em um modelo de narrativa já existente e assimilado facilmente, a absorção do conteúdo e a fixação do nome é realizada de forma natural.
A Jornada do Herói
Contar histórias é um ofício antigo, mas que mantém sua estrutura semelhante a presente nas narrativas mitológicas. Essa estrutura comum a boa parte das histórias foi identificada pelo antropólogo Joseph Campbell na Jornada do Herói.
Neste sentido, trazer esse arranjo para a modernidade, pode e deve ser utilizado na construção de reputação de um pré-candidato. Ele tende a evitar excessos na composição da biografia e, quando bem elaborado, faz o candidato ser visto como uma pessoa especial, digna de admiração.
Acima de tudo, de forma sucinta, a Jornada do Herói percorre 12 passos, que iniciam quando o personagem recebe um chamado, saindo do mundo comum em direção a uma jornada. Na sua travessia, o herói passa por provações, mas posteriormente é recompensado e retorna com o elixir.
Aplicação prática da Jornada do Herói
Então, a aplicação prática da Jornada do Herói em uma campanha política e, posteriormente no mandato, via biografia, pode ser feita da seguinte forma:
– comece relatando aspectos diferenciados da infância do candidato, o que foge do comumente visto;
– siga trazendo informações que remetam a uma espécie de chamado que a política fez ao candidato;
– na etapa em que encontra o herói encontra o mentor, é possível associar o mentor ao partido político ou a um líder que tenha lhe inspirado;
– o candidato enfrenta os inimigos, neste caso são apresente o que será combatido por ele, contra o que ele luta;
– durante a provação, que seria a campanha em si, o candidato se transforma enquanto ser humano;
– a recompensa, no caso a vitória na eleição, é o grande trunfo pelo trabalho realizado;
– na ressurreição há o enfrentamento das demandas da cidade e o retorno com o elixir inicia quando uma nova biografia é traçada na campanha para a reeleição.