Skip to content
  • Político
  • E-Gov
  • Eleitoral
  • Navegue por categorias
    • Campanha Eleitoral
    • Carreira
    • Comunicação Institucional
    • Conteúdo
    • Eventos
    • Marketing Digital
    • Marketing Político
    • Métricas
    • Mídia Social
    • SEO
  • Político
  • E-Gov
  • Eleitoral
  • Navegue por categorias
    • Campanha Eleitoral
    • Carreira
    • Comunicação Institucional
    • Conteúdo
    • Eventos
    • Marketing Digital
    • Marketing Político
    • Métricas
    • Mídia Social
    • SEO
Fale conosco

Porque a esquerda precisa alavancar sua presença digital

Esquerda brasileira enfrenta dificuldade de interação virtual e on-line com público tradicionalista e conservador. É hora de furar a bolha.
3 min. de leitura
Campanha EleitoralConteúdoMídia Social

A esquerda brasileira tem sido cobrada pela dificuldade de diálogo com a sociedade por meio das redes sociais diante das eleições de 2022. A presença on-line da esquerda no Brasil hoje é motivo de preocupação não só da militância, mas também de lideranças do campo progressista.

No governo, a esquerda política no Brasil fez pouco pela ampliação da presença digital e interlocução com a sociedade através dos canais on-line, pecando especialmente na comunicação virtual sobre a pauta de costumes, assuntos que não mais poderão ser negligenciados por lideranças ou profissionais de comunicação diante de eleitores conectados.

Comparando as maiores lideranças de esquerda e extrema-direita

 

Esquerda progressista, esquerda revolucionária, esquerda marxista, esquerda radical, esquerda identitária e esquerda universitária são algumas das subclassificações do campo progressista na política brasileira. Todas elas têm em comum a dificuldade de interação virtual e on-line com uma sociedade tradicionalista e conservadora.

O poder inferior de engajamento das lideranças progressistas diante das conservadoras tem sido notado por figuras de esquerda, mas ainda permanece como uma incógnita para as eleições de 2022.

O principal candidato à Presidência do campo progressista, em seu perfil no twitter, apresenta números inferiores ao principal adversário, são 2,8 milhões de seguidores para Lula e 7 milhões para Jair Bolsonaro em uma rede com alto potencial viral e capacidade de pautar o debate público.

Esquerda precisa furar a bolha no debate de costumes

 

Promover diálogo on-line sobre conteúdos que envolvam costumes, entender a dinâmica on-line de cada uma das redes sociais e planejar ações para além dos guetos ideológicos será uma tarefa difícil, mas necessária para quem pretende encarar de frente o adversário no ringue virtual ou digital. Em estados como Minas e Goiás, é possível constatar que lideranças de esquerda já não furam a bolha de seus nichos eleitorais há muito tempo.

Virtualmente se ocupam, muitas das vezes, em divulgar os conteúdos on-line através de portais parceiros que falam para públicos já convencidos. Essas ações on-line em redes de parceiros não são suficientes para o universo digital do Brasil.

Já presenciei, inclusive, um deputado estadual de esquerda dizendo no spaces do twitter, espaço dedicado ao diálogo, que havia sim grandes dificuldades em comunicar on-line com a sociedade e ampliar a capacidade de a esquerda ser ouvida na internet.

Ele atribuiu a baixa capacidade aos altos índices de aprovação do governador Romeu Zema, onde faz oposição. Zema talvez saiba investir onde as lideranças de esquerda não souberam: em comunicação estratégica. Ademais, Zema tem aceitação popular comprovada em pesquisas.

A presença on-line tem de ser ampliada e adaptada para todas as plataformas: facebook, twitter, youtube, instagram, whatsapp, telegram e google. Mais do que estar lá, é preciso criar ambientes de interação e que promovam confiança entre político e audiência.

O fato de ser eleito para a Câmara ou o Senado Federal já não garante que sempre haverá ouvidos dispostos a escutá-lo, ao contrário, passada a eleição, será preciso ainda mais estratégia on-line e digital para que a esquerda possa dizer que sim, a presença on-line no Brasil do campo progressista é próxima ou equivalente à das lideranças conservadoras.

Reeleição pode vir com aplicação de estratégia on-line

Conhece uma liderança progressista eleita com votação expressiva, mas que não tem reputação ou presença digital? É preciso descobrir por quê.

Compartilhe esse conteúdo!

 

Compartilhe este artigo

Osmam Martins

Jornalista e Relações Públicas, pós-graduando em Comunicação Governamental e Marketing Político pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) de Brasília. Tem experiência em assessoria de comunicação para órgãos públicos, entidades de classe e setor privado em Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal.
Mais publicações
Assine nossa Newsletter

Não perca nada! Receba as novas publicações do blog direto no seu e-mail. Inscreva-se.


Comentários
Mais lidas
Assine nossa Newsletter

Indicações
  • Academia Vitorino & Mendonça | Cursos de marketing político e eleitoral
  • Download de materiais gratuitos de marketing político e eleitoral
  • Dicas para Vereador | Conteúdos gratuitos para candidatos a vereador
  • Eu Vereador | Melhor curso para campanha de vereador
  • Guia do Marketing Político | Curso on-line de marketing político e eleitoral
  • Marcelo Vitorino | Marqueteiro de campanhas eleitorais
  • YouTube | Vídeos com dicas sobre marketing político
  • Vitorino & Mendonça | Consultoria de marketing político e eleitoral
  • Imersão Eleições | O maior curso preparatório para campanhas eleitorais do Brasil
  • Academia Vitorino & Mendonça | Cursos de marketing político e eleitoral
  • Download de materiais gratuitos de marketing político e eleitoral
  • Dicas para Vereador | Conteúdos gratuitos para candidatos a vereador
  • Eu Vereador | Melhor curso para campanha de vereador
  • Guia do Marketing Político | Curso on-line de marketing político e eleitoral
  • Marcelo Vitorino | Marqueteiro de campanhas eleitorais
  • YouTube | Vídeos com dicas sobre marketing político
  • Vitorino & Mendonça | Consultoria de marketing político e eleitoral
  • Imersão Eleições | O maior curso preparatório para campanhas eleitorais do Brasil
Tags
campanha eleitoral58 postscomunicação8 postscomunicação estratégica1 postsdiálogo2 postseleições 202025 postsEsquerda1 postson-line1 postsredes sociais20 postsvirtual1 posts

Você também vai gostar de ler

imagem de um livro com elementos desenhados para representar a narrativa na comunicação política

5 dicas para quem quer construir boas narrativas para comunicação política

4 min. de leitura
Balde de pipoca para ilustrar sessão de filmes sobre marketing político

Os melhores filmes para aprender marketing político

3 min. de leitura

Como estruturar uma campanha eleitoral vencedora? O case de Rodrigo Pinheiro em Caruaru

11 min. de leitura

Explore artigos sobre comunicação política para campanhas, mandatos e instituições além dos nossos conteúdos sobre carreira e eventos da área

Institucional
  • Início
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no Marketing Político Hoje:
  • Início
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no Marketing Político Hoje:
Setores
  • Político
  • Eleitoral
  • E-Gov
  • Marketing
  • Político
  • Eleitoral
  • E-Gov
  • Marketing
Categorias
  • Campanha Eleitoral
  • Marketing Político
  • Eventos
  • Marketing Digital
  • Conteúdo
  • SEO
  • Carreira
  • Comunicação Institucional
  • Campanha Eleitoral
  • Marketing Político
  • Eventos
  • Marketing Digital
  • Conteúdo
  • SEO
  • Carreira
  • Comunicação Institucional

© Marketing Político Hoje 2025. Publicado por Vitorino & Mendonça

Voltar ao Topo
  • Político
  • E-Gov
  • Eleitoral
  • Navegue por categorias
    • Campanha Eleitoral
    • Carreira
    • Comunicação Institucional
    • Conteúdo
    • Eventos
    • Marketing Digital
    • Marketing Político
    • Métricas
    • Mídia Social
    • SEO
  • Político
  • E-Gov
  • Eleitoral
  • Navegue por categorias
    • Campanha Eleitoral
    • Carreira
    • Comunicação Institucional
    • Conteúdo
    • Eventos
    • Marketing Digital
    • Marketing Político
    • Métricas
    • Mídia Social
    • SEO
Fale Conosco