3 livros atuais sobre eleições e política nos dias de hoje

A política mudou com o avanço da internet e mídias digitais. Isso alterou também a forma como o marketing político e as eleições são construídas. Para entender melhor essas mudanças, te indico 3 livros atuais e muito interessantes que já li sobre eleições e a política nos dias de hoje.

Não são livros com técnicas de marketing político e nem orientação sobre como fazer uma campanha eleitoral. Mas são obras bem elaboradas sobre como a comunicação política vem se desenvolvendo nos últimos anos com análises sobre eleições recentes e muito relevantes ao redor do mundo.

Confira minhas dicas:

 

  1. Os Engenheiros do Caos

O livro do italiano Giuliano da Empoli mostra como diversos políticos “nacional-populistas” e extremistas vem utilizando as mesmas técnicas de comunicação em seus países. Ele relata como a intensidade das “fake news” e teorias conspiracionistas vem sendo propagadas em sociedades cada vez mais conectadas e mais dividas. Explica como as guerras culturais vem sendo utilizadas por políticos extremistas para conquistar votos.ilustrar livro os engenheiros do caos

Ele chama esses estrategistas de “engenheiros do caos” por perceber que existe uma ciência sofisticada por trás e que, ao mesmo tempo, esse fenômeno vem corroendo a democracia e as sociedades.

Um livro muito interessante que nos conta que não é a razão e a emoção que vem ditando os rumos das democracias, mas sim a RAIVA.

 

 

  1. A eleição disruptiva: por que Bolsonaro venceu?ilustrar livro eleição disruptiva

Essa é uma pergunta que vem sendo feita por vários especialistas desde a eleição de 2018, mas talvez essa seja a obra que melhor responde à questão. O livro faz um panorama muito bem estudado e fundamentado sobre o contexto histórico, político e social que levaram Bolsonaro à sua vitória.

Além de uma boa reflexão teórica, também traz a experiência de quem já participou de campanhas eleitorais. Ou seja, uma abordagem de que conhece, na prática, como funciona uma campanha. Para quem trabalha no meio, sabe que alguns livros pecam pelo excesso de teoria e falta de prática por parte do autor. Esse não é o caso.

 

 

  1. Ganhar de lavada: persuasão em um mundo onde fatos não importam

Scott Adams foi um “semi-apoiador” e admirador das habilidades argumentativas de Trump em sua campanha de 2015/2016. Ele, inclusive, foi um dos poucos que acertaram que o magnata ganharia aquela eleição. Scott mostra que somos muito menos racionais do que supomos e que Trump soube explorar muito bem isso.

O livro lista uma série de detalhes e casos da eleição americana que demonstram o forte poder de comunicação e argumentação do ex-presidente. É mais sobre persuasão do que sobre marketing político, mas vale muito a pena.

livro ganhar de lavada

 

Pode ler todos que garanto que não vai se arrepender. Tem alguma outra sugestão de livros atuais sobre eleições, política e marketing político? Deixe nos comentários aqui deste artigo.

 

Por Emílio Lins

Jornalista pós-graduado Comunicação Governamental e Mkt Político. 7 anos de experiência em comunicação, marketing político e eleições. Acompanhava horário eleitoral desde criança.

linkedin.com/in/emiliodesa

 

Emilio Lins

Emilio Lins

Jornalista pós-graduado em Comunicação Governamental e Mkt Político. 7 anos de experiência em comunicação, marketing político e eleições. Acompanhava horário eleitoral desde criança.

leia mais

Mais artigos do autor:

3 livros atuais sobre eleições e política nos dias de hoje Leia mais

08 de junho de 2022

Emilio Lins

A política mudou com o avanço da internet e mídias digitais. Isso alterou também a forma como o marketing político e as eleições são construídas. Para entender melhor essas mudanças, te indico 3 livros atuais e muito interessantes que já li sobre eleições e

Artigos Relacionados:

conheça os melhores cursos de marketing político para candidatos Leia mais

20 de maio de 2022

Nataly Maier

Conheça os melhores cursos de marketing político para candidatos e prepare-se para os desafios eleitorais.

live-3-lados-impulsionamento-eleitoral-estratégia-marketing-politico-marcelo-vitorino-natalia-mendonça-gustavo-kanffer Leia mais

18 de fevereiro de 2022

Marcelo Vitorino

O impulsionamento eleitoral tem que ter 3 lados bem afiados e afinados entre si: técnico, jurídico e estratégico. Conheça-os!