Você pode aprender qualquer coisa

“Você pode aprender qualquer coisa”. Esta premissa é mais do que um slogan para a Khan Academy, uma instituição de ensino muito diferente das escolas tradicionais e que está ao alcance de qualquer pessoa que tenha acesso à internet.

Por que vale a pena estudar com o Khan Academy?

Trata-se de uma plataforma digital que ajuda pais e professores na tarefa de ensinar crianças e adolescentes. O serviço é gratuito, não tem anúncios, nem pede assinatura. A Khan Academy é uma empresa sem fins lucrativos, bancada por grandes patrocinadores, com milhares de voluntários e doadores, que acreditam que a educação de qualidade deve ser para todos, em todo lugar.

O conteúdo, originalmente em inglês, está sendo traduzido para português desde 2013, com a ajuda da Fundação Lemman.

Tudo começou quando Salman Khan começou a publicar aulas no Youtube para que seus primos, que moravam em outro estado, pudessem aprender matemática. Em pouco tempo, milhares de pessoas com dificuldades no conteúdo passaram a acompanhar o conteúdo que Khan publicava na web.

As aulas chegaram longe, inclusive, na casa de Bill Gates, fundador da gigante Microsoft. O empresário ficou muito impressionado com a metodologia aplicada e deu um grande empurrão ao projeto, ajudando a financiá-lo e atraindo a atenção do mundo.

Testei a ferramenta e também fiquei muito impressionado com o que vi. Há seções para estudantes e tutores. É muito fácil acompanhar e estimular o desenvolvimento das crianças.

Encontrei aulas de matemática, biologia, química, física, economia, história, música, arte e até de computação. O conteúdo guia estudantes do jardim de infância até o momento de prestar o ENEM. Por sinal, há um espaço separado para dar reforço a quem fará o exame nacional.

A mágica da metodologia está na simplicidade. Questões complexas ficam fáceis de entender quando ilustradas. Os exemplos do cotidiano ajudam muito na compreensão dos temas. As aulas em vídeo não costuma ter mais do que dez minutos, mas passam a mensagem que precisam passar.

O avanço do estudante nas matérias não depende apenas do seu esforço, mas também do seu ritmo de aprendizagem, o que não acontece com as escolas tradicionais.

Por meio de exercícios ocorre a fixação do conteúdo, e o aluno é premiado em cada etapa vencida para que permaneça estimulado.

Entre agora na Khan Academy. Nunca é tarde para aprender.

Marcelo Vitorino, Momento Conectado para a Rádio Boa Nova

Marcelo Vitorino

Marcelo Vitorino

Flipboard

Professor na ESPM e consultor de comunicação e marketing digital, reúne experiência no marketing corporativo, eleitoral, institucional e político. Costumo enviar conteúdos de comunicação e marketing político por WhatsApp. Caso queira receber, basta adicionar o meu número (61) 99815-6161 na sua lista de contatos e me mandar uma primeira mensagem com seu nome.

leia mais

Mais artigos do autor:

curso-on-line Leia mais

26 de junho de 2012

Marcelo Vitorino

Diante da falta de entendimento do meio digital pelos políticos, com estratégias desconexas e contratações equivocadas, podemos esperar pelo pior

dilma-bolada Leia mais

30 de julho de 2014

Marcelo Vitorino

Campanhas políticas tentam usar perfis famosos para influenciar eleitores, disfarçando uma estratégia de marketing digital.

Artigos Relacionados:

Leia mais

16 de julho de 2020

Alfredo Freitas

A Lei garante a participação de todos na política, mas as mulheres continuam sendo minoria. O que muda com o fim das coligações proporcionais?

Como fiscalizar a distribuição dos 30% do Fundo Eleitoral para campanhas femininas? Leia mais

13 de julho de 2020

Tainã Gomes de Matos

Neste artigo, pretendo responder a pergunta: como fiscalizar a distribuição dos 30% do Fundo Eleitoral para campanhas femininas e sugerir ações propositivas