“Você pode aprender qualquer coisa”. Esta premissa é mais do que um slogan para a Khan Academy, uma instituição de ensino muito diferente das escolas tradicionais e que está ao alcance de qualquer pessoa que tenha acesso à internet.
Por que vale a pena estudar com o Khan Academy?
Trata-se de uma plataforma digital que ajuda pais e professores na tarefa de ensinar crianças e adolescentes. O serviço é gratuito, não tem anúncios, nem pede assinatura. A Khan Academy é uma empresa sem fins lucrativos, bancada por grandes patrocinadores, com milhares de voluntários e doadores, que acreditam que a educação de qualidade deve ser para todos, em todo lugar.
O conteúdo, originalmente em inglês, está sendo traduzido para português desde 2013, com a ajuda da Fundação Lemman.
Tudo começou quando Salman Khan começou a publicar aulas no Youtube para que seus primos, que moravam em outro estado, pudessem aprender matemática. Em pouco tempo, milhares de pessoas com dificuldades no conteúdo passaram a acompanhar o conteúdo que Khan publicava na web.
As aulas chegaram longe, inclusive, na casa de Bill Gates, fundador da gigante Microsoft. O empresário ficou muito impressionado com a metodologia aplicada e deu um grande empurrão ao projeto, ajudando a financiá-lo e atraindo a atenção do mundo.
Testei a ferramenta e também fiquei muito impressionado com o que vi. Há seções para estudantes e tutores. É muito fácil acompanhar e estimular o desenvolvimento das crianças.
Encontrei aulas de matemática, biologia, química, física, economia, história, música, arte e até de computação. O conteúdo guia estudantes do jardim de infância até o momento de prestar o ENEM. Por sinal, há um espaço separado para dar reforço a quem fará o exame nacional.
A mágica da metodologia está na simplicidade. Questões complexas ficam fáceis de entender quando ilustradas. Os exemplos do cotidiano ajudam muito na compreensão dos temas. As aulas em vídeo não costuma ter mais do que dez minutos, mas passam a mensagem que precisam passar.
O avanço do estudante nas matérias não depende apenas do seu esforço, mas também do seu ritmo de aprendizagem, o que não acontece com as escolas tradicionais.
Por meio de exercícios ocorre a fixação do conteúdo, e o aluno é premiado em cada etapa vencida para que permaneça estimulado.
Entre agora na Khan Academy. Nunca é tarde para aprender.
Marcelo Vitorino, Momento Conectado para a Rádio Boa Nova