Não é segredo para ninguém que a economia brasileira vai mal, muito mal. Demissões em massa já estão acontecendo e ninguém está livre da crise que se aproxima.

Mesmo quem está acostumado com seu emprego deve pensar se não é hora de mudar de área ou, no mínimo, ficar atento para oportunidades no mercado de trabalho.

Em que a internet pode ajudar você nesse momento? Em muita coisa!

Antigamente tínhamos que procurar agências de emprego ou anúncios publicados em jornais para chegarmos aonde as vagas estavam. Com o mundo digital tomando corpo, esse tempo cada vez fica mais distante.

Mesmo em cidades longe dos grandes centros, empresas procuram profissionais e oferecem suas vagas na internet. Muitas encurtam o processo seletivo por meio de provas e entrevistas feitas a distância.

O caminho das pedras não é dos mais fáceis. A primeira coisa que recomendo é que você abra um perfil em uma rede social chamada LinkedIn.

A plataforma é bem intuitiva e tem versão em português, portanto não será complicado entrar com suas informações.

Quando for fazer seu perfil sugiro que separe um tempo considerável, algo entre três e quatro horas. Lá tem espaço para você colocar o resumo das suas atividades, os projetos que esteve envolvido, a sua formação e informações que podem ajudar alguém a te chamar para uma entrevista.

Só não confunda o LinkedIn com o Facebook. O Linkedin é uma rede focada no ambiente corporativo. Sendo assim, nada de colocar foto de casal, nem informações que não tenham a ver com o seu trabalho.

Ter um perfil na rede é de graça, porém, se você quiser receber destaque para oportunidades, será preciso desembolsar alguns reais. Mas, não se preocupe, há vários planos, e o mais indicado para quem está a procura de emprego não custa mais do que cinquenta reais por mês.

Após o perfil pronto, adicione pessoas que já trabalharam com você. Ter uma boa rede de contatos é essencial para se reposicionar no mercado. Pesquise também por grupos profissionais que podem ser interessantes.

Cabe também fazer uma pesquisa de serviços que anunciam vagas. Na área da comunicação e tecnologia há o Trampos.co. Já o Infojobs.com.br e o vagas.com.br são mais abrangentes.

Mesmo que você não esteja precisando agora, recomendo se manter atualizado, é melhor consertar o telhado quando não está chovendo.

Marcelo Vitorino, Momento Conectado para a Rádio Boa Nova