O Periscope vai ressucitar o Twitter?

Em 2006 surgiu o Twitter e para quem não sabe, ele é uma ferramenta de microblog que possibilita que você publique pequenos trechos de texto que podem ser disseminados para o mundo todo. Ele tem um limite de 140 caracteres que é o mesmo limite que as mensagens de SMS tinha antigamente, por sinal ele foi baseado na mesma ideia de SMS.

Este aplicativo foi uma febre em 2010. Em 2008, a Ivete Sangalo abriu sua conta, hoje ela é uma das pessoas com o maior número de seguidores no Brasil, algo próximo de 13 milhões de seguidores. Para efeito de comparação, a presidente Dilma tem algo em torno de 3 milhões de seguidores.

De um tempo para cá, o Twitter vem perdendo força. Muita gente deixou de usar migando para o Facebook, por ser mais agradável e permitir comentar o que uma outra pessoa publicou, pode responder, é mais fácil compartilhar.

Mas agora temos um movimento que pode devolver vida ao Twitter. Existe um aplicativo chamado Periscope.

O que é o Periscope?

É um aplicativo que foi criado pelos turcos, muito usado durante as manifestações em Istambu em que as pessas poderiam ver e não só ler o que estava acontecendo nas manifestações. Baseia-se em um sistema de transmissão de vídeo on line.

Imagine se você pudesse ser dono de um canal de televisão que qualquer pessoa conseguisse assistir em qualquer lugar do mundo, on line. Isso é o Periscope. Baixando o aplicativo, você vai em um ícone do mapa e consegue ter acesso a todas as câmeras que estão transmitindo em tempo real. Neste momento, eu estou vendo um japonês correndo de bicicleta em Tóquio. É noite e ele acoplou a câmera na bicicleta e está transmitindo as imagens ao vivo.

O Periscope promete revolucionar e trazer vida ao Twitter. Para criar uma conta no Periscope você deve ter uma conta no Twitter, além disso, a comunicação acontece via Twitter.

Você pode ficar em seu momento ego se filmando, ou compartilhando lugares bacanas e compartilhar com o mundo. É a chance de você conhecer lugares e mostrar lugares bacanas para quem não tem a chance de ir.

Marcelo Vitorino

Marcelo Vitorino

Flipboard

Professor na ESPM e consultor de comunicação e marketing digital, reúne experiência no marketing corporativo, eleitoral, institucional e político. Costumo enviar conteúdos de comunicação e marketing político por WhatsApp. Caso queira receber, basta adicionar o meu número (61) 99815-6161 na sua lista de contatos e me mandar uma primeira mensagem com seu nome.

leia mais

Mais artigos do autor:

Foto do professor de marketing político Marcelo Vitorino Leia mais

03 de abril de 2019

Marcelo Vitorino

Se você trabalha com comunicação ou marketing político e busca melhores oportunidades na área e amadurecimento profissional, este texto é pra você!

eleitor conectado Leia mais

02 de setembro de 2014

Marcelo Vitorino

Pesquisa revela o perfil dos eleitores conectados, o que querem encontrar nos canais dos candidatos e os critérios que usam para decidir o voto.

Artigos Relacionados:

Usuário do Reddit realizaram mobilização política para valorizar ações da GameStop. Leia mais

05 de fevereiro de 2021

Avatar

Com o caso GameStop, o mercado financeiro experimentou a força da mobilização política, algo que políticos e partidos conhecem bem.

Leia mais

01 de fevereiro de 2021

Maíra Moraes

Conheça os desafios de governos no contexto midiático e o crescente uso de ferramentas e canais de comunicação digital por parte de cidadãos.