Depois de um extenso processo de articulação política gerado pelo contexto pandêmico, a Câmara aprovou no dia 1º de julho a mudança das eleições municipais de 2020. As novas datas são: 1º turno em 15 de novembro e 2º turno em 29 de novembro. Essa definição movimentou partidos políticos pré-candidatos nas definições de suas campanhas eleitorais, principalmente na busca de cursos de formação para candidatos.
A demanda pela organização e realização de cursos preparatórios para os pré-candidatos atuarem em campanhas tem aumentado, comparado aos últimos anos. Para Marcelo Vitorino, professor e especialista na área de marketing e comunicação política, isso pode ser explicado devido à redução de dinheiro disponível em campanhas.
Com o fim das doações empresariais, os partidos têm buscado formas de otimizar as candidaturas. Isto é, investir, cada vez mais, em campanhas com alto potencial de vitória. A oferta de cursos por parte dos partidos políticos aos candidatos é uma forma de otimizar esse investimento e ampliar as chances de vitórias de campanhas menores. Muitos partidos também utilizam o desempenho do candidato nos cursos para decidir outros investimentos.
Partido Solidariedade do Rio de Janeiro investe na formação dos candidatos
O Solidariedade é um exemplo dessa nova estratégia partidária. Diversos cursos presenciais foram realizados junto aos candidatos antes da orientação para o isolamento social, e um espaço dedicado a cursos e apoio aos candidatos foi inaugurado pelo partido este mês.
Hoje, a solução foi o investimento em cursos on-line. Nesse aspecto, o partido oferece aos pré-candidatos o curso Eu Vereador, desenvolvido pelo professor da Presença Online, Marcelo Vitorino.
Eu desenvolvi este curso e todos os materiais complementares pensando no candidato, que vai enfrentar a disputa eleitoral com uma equipe pequena ou até ele mesmo executando as ações de campanha. Minha experiência em campanha está nesse curso, em um formato para o vereador.
Segundo Noeli Becker, secretária da Mulher do partido, o formato on-line do Eu Vereador é o mais adequado não só pelo novo cenário da pandemia, mas também por chegar a todos os candidatos, em todas as cidades, de igual forma.
Oferecemos o mesmo conteúdo de qualidade para candidatos de todo estado. Pela nossa experiência, isso reflete no resultado do partido nas urnas.
Como funciona o Eu Vereador on-line para partido político?
O Eu Vereador é um curso on-line, com 6h de duração, focado em ações claras para campanha municipal.
O candidato pode assistir a qualquer hora e lugar . Também há solução para quem quiser assistir enquanto não tiver conexão com a internet, basta usar o aplicativo para assistir off-line, igual Netflix.
Cada partido tem sua área própria para reunir seus candidatos, com marca do partido e boas vindas do presidente.
O curso EU VEREADOR é divididos em módulos que podem ser vistos quantas vezes quiser, sem restrição, durante todo período de pré-campanha e campanha. Conheça os módulos:
Por dentro da política
- Tripé ideológico
- Sistema Político
- Sistema Eleitoral
A cabeça do eleitor
- Eleitor Netflix
- Como o eleitor usa a internet
- O que o eleitor conectado quer
- Como o eleitor define voto para vereador
Estruturando sua campanha
- Legislação para comunicação
- Calendário das fases
- O que fazer em cada fase
Definindo sua candidatura
- Tripé da candidatura
- A base da sua candidatura
- Exemplos aplicados
Comunicando suas ideias
- Novas formas de comunicação
- Contando sua história (storytelling)
- Montando o banco de dados
- Como produzir textos
- Como produzir e disseminar vídeos
- Como produzir e usar fotos
- Cuidados no uso do WhatsApp
- Usando as redes sociais
Mitos e dogmas da comunicação
- Tamanho de texto é documento?
- Vale a pena usar grupo de Facebook?
- Tenho que usar slogan e hashtag?
- Internet é para vídeos curtos?
- Vídeo bom é vídeo espontâneo?
- Tem que postar na hora que acontece?
- Se eu tenho fãs tenho votos?
- e outras
O curso ainda inclui um Guia de conteúdo para candidatos, com uma série de textos prontos para você adaptar para sua campanha e publicar nas suas redes sociais.
- Lançamento de candidatura
- Datas comemorativas
- Defesa de propostas
- Defesa de valores pessoais
- Crítica/oposição ao atual governo
- Mobilização para o voto
- E muitos outros…
Como o partido político pode oferecer o curso para seus candidatos?
Para contratar os cursos da Presença Online e de seus professores, basta entrar em contato pelo telefone (61) 9834755051.