O desenvolvimento da internet mudou a maneira de produzir e consumir conteúdo, o que também transformou o cenário de campanhas eleitorais por todo o mundo. A comunicação política está em constante evolução e as disputas eleitorais se tornam mais acirradas conforme as plataformas de comunicação se diversificam. O artigo a seguir busca explicar o que é o marketing político, como o marketing político funciona atualmente e quais as diferenças entre o marketing político e o marketing corporativo.
O que é o marketing político
O marketing político é a área responsável pela comunicação de agentes políticos como candidatos, políticos em mandatos e órgãos governamentais. Trata-se de um mercado em expansão e desenvolvimento, com novas regras surgindo a cada ano.
O professor e consultor de marketing político Marcelo Vitorino, uma das maiores referências no mercado brasileiro, define o marketing político como:
“A arte de se comunicar com as pessoas fazendo a ponte entre governos e cidadãos, entre candidatos e eleitores e a partir desse trabalho que é realizado é que o processo de mudança se inicia. Ele não começa com alguém eleito, começa com alguém candidato tentando passar a frente a sua ideia, para que as pessoas a comprem”
O profissional de marketing político é a ponte entre o eleitor/cidadão e seus candidatos e agentes públicos. O papel do marqueteiro político é fazer com que o cidadão sinta empatia e conecte-se com seus candidatos e políticos em mandato, criando estratégias específicas para que isso ocorra de acordo com cada cenário.
Diferença entre marketing corporativo e marketing político
As estratégias utilizadas dentro do marketing corporativo são úteis e até podem ser adaptadas para o cenário do marketing eleitoral, mas é imprescindível entender que o cenário eleitoral demanda conhecimento e métricas específicas.
A maior diferença entre os dois mercados é a análise de resultados. Se você conhece um pouco do marketing corporativo, sabe que a métrica mais importante e mais utilizada é o ROI (retorno sobre investimento), métrica que não pode ser utilizada dentro do cenário de marketing político.
A reputação é o resultado que deve ser atingido dentro da comunicação política. Ela é o ativo mais importante seja no mandato, pré-campanha, campanha eleitoral ou comunicação de órgãos públicos.
É preciso saber vender os candidatos e políticos e fazer com que o cidadão conheça os seus objetivos, história, feitos e posicionamentos. É a reputação que irá gerar empatia e conexão com os cidadãos e irá garantir o sucesso em uma campanha eleitoral, reeleição ou avaliação de mandato.
Como trabalhar com marketing político
Para trabalhar com marketing político recomendamos especialização e qualificação, já existem excelentes cursos sobre comunicação e marketing político no mercado que garantem a educação de profissionais para atuarem na área.
Apesar da qualificação não ser obrigatória para a atuação, o mercado pede profissionais cada vez mais capacitados para enfrentar as disputas eleitorais de maneira estratégica, com uma boa leitura do público eleitoral e uso correto das ferramentas, principalmente no cenário digital.
É preciso entender que o marketing político tem se transformado e os canais tradicionais como TV, panfletos e rádio precisam ser utilizados em conjuto com os canais digitais, a depender o cenário e estratégias escolhidas. A maneira com que o cidadão consome conteúdo mudou: hoje, o cidadão escolhe que conteúdo irá consumir e quando irá consumir, e essa informação deve guiar as escolhas de um bom marqueteiro.
Conhecer os canais, linguagem e formato adequados para cada um deles além de saber como sair na frente de seus concorrentes e fazer com que a mensagem chegue até o cidadão é o que faz com os que os profissionais de marketing político se destaquem.
Se você quer se aprofundar ainda mais no assunto, recomendo que assista o vídeo de tudo o que você precisa saber para trabalhar com marketing político do professor Marcelo Vitorino:
E aí, gostou do conteúdo? Espero que tenha te ajudado a entender um pouco do cenário atual do marketing político.
Você quer se qualificar para trabalhar com marketing político? Recomendo que conheça a Academia Vitorino e Mendonça. Eles oferecem cursos para os mais diversos cenários da comunicação política, com aulas práticas e objetivas para te transformar em um profissional bem posicionado no mercado.
Para continuar sua busca, recomendo também o texto “A nova comunicação política e o papel dos marqueteiros nas campanhas eleitorais” escrito pelo professor Marcelo Vitorino.
Bons estudos e até a próxima!