Como financiar campanha eleitoral por meio de crowdfunding é tema de evento on-line

Com a proibição das doações corporativas, as duas últimas eleições brasileiras foram financiadas exclusivamente por recursos públicos do Fundo Partidário e por doações de pessoas físicas. Essa mudança foi instituída pela Minirreforma Eleitoral de 2015.

Para abrir novos caminhos de financiamento de campanhas, o crowdfunding eleitoral foi incluído na reforma eleitoral de 2017 e regulamentado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições de 2018.

Antes disso os recursos precisavam ser captados por meio de plataforma própria, dentro do site oficial da campanha eleitoral, o que encarecia o processo e inviabilizava a prática para grande parte dos candidatos.

Como vai funcionar o crowdfunding nas eleições municipais de 2020

No processo eleitoral de 2020, o crowdfunding tem se mostrado uma das principais estratégias de viabilização de campanhas de todos os portes e pleitos. Mas o processo gera diversas dúvidas aos candidatos e equipes envolvidas na sua execução.

Para esclarecer cada ponto desse processo a escola de comunicação de marketing político Presença Online e o Guia do Marketing Político, realizam no dia 14 de maio o evento on-line “O que é importante saber sobre crowdfunding – arrecadação de doação para campanhas“.

Detalhes do evento on-line sobre crowdfunding para as campanhas eleitorais em 2020

O evento tem a mediação do consultor e professor de marketing político Marcelo Vitorino, e a participação de Eron Pessoa, contador com ampla experiência em prestação de contas de campanhas eleitorais, servidor do TSE – Tribunal Superior Eleitoral.

O evento é on-line, aberto e gratuito mediante inscrição no site do evento.

Data: 14/05

Horário: 19h

📌O conteúdo das transmissões será aberto a todos que se inscreverem para assistir as aulas.

o que você precisa saber sobre crowdfunding e doações eleitorais eleições municipais 2020

Quem pode enviar dúvidas sobre crowdfunding e arrecadação de doação para campanhas 

Como o evento é uma edição especial do #TiraDúvidas do Guia do Marketing Político, o único clube de assinatura para quem quer aprender marketing político para mandatos e candidatos, o envio de dúvidas a serem respondidas ao vivo é exclusivo para os assinantes do Guia do Marketing Político.

Conheça outros eventos do Guia do Marketing Político

Confira os eventos on-line do mês de maio e já anote as datas:

O que é importante saber sobre crowdfunding – arrecadação de doação para campanhas
Dia 14 de maio, quinta-feira, às 19h.

Como a imagem do candidato influencia na sua comunicação
Dia 21 de maio, quinta-feira, às 21h.

Como calcular a estrutura de uma campanha digital
Dia 25 de maio, segunda-feira, às 19h.

Participe e prepare-se para as eleições municipais de 2020! 

Webinars gratuitos guia do marketing político eleições municipais 2020

Maíra Moraes

Maíra Moraes

Flipboard

Doutoranda em Comunicação e Sociedade na Universidade de Brasília (UnB), pesquisa as relações de poder implicadas no processo de produção de notícias e como as realidades são construídas por meio de narrativas e práticas dominantes. É gerente de projetos certificada PMP®, especializando-se na implementação de metodologias híbridas (presencial e a distância) de educação em redes públicas estaduais e municipais.

leia mais

Mais artigos do autor:

Foto do professor de marketing político Marcelo Vitorino Leia mais

10 de agosto de 2018

Maíra Moraes

“Coisas que todo profissional que quer trabalhar com marketing político digital” está disponível para compra nos formatos impresso e digital.

Leia mais

13 de fevereiro de 2019

Maíra Moraes

[EVENTO GRATUITO] O melhor conteúdo sobre comunicação política. Inscreva-se no Seminário Comunicação Política em Mandato em Brasília.

Artigos Relacionados:

Leia mais

26 de setembro de 2020

Natália Mateus Mendonça

Posso usar meu e-mail para criar rótulo no Facebook e fazer anúncios da campanha eleitoral nas eleições? Saiba agora o que deve ser feito.

Leia mais

22 de setembro de 2020

Natália Mateus Mendonça

Conteúdo: o que os eleitores querem e o que as campanhas entregam? Saiba mais sobre esse tema na Semana do Eleitor Conetado da Presença Online.