Como financiar campanha eleitoral por meio de crowdfunding é tema de evento on-line

Com a proibição das doações corporativas, as duas últimas eleições brasileiras foram financiadas exclusivamente por recursos públicos do Fundo Partidário e por doações de pessoas físicas. Essa mudança foi instituída pela Minirreforma Eleitoral de 2015.

Para abrir novos caminhos de financiamento de campanhas, o crowdfunding eleitoral foi incluído na reforma eleitoral de 2017 e regulamentado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições de 2018.

Antes disso os recursos precisavam ser captados por meio de plataforma própria, dentro do site oficial da campanha eleitoral, o que encarecia o processo e inviabilizava a prática para grande parte dos candidatos.

Como vai funcionar o crowdfunding nas eleições municipais de 2020

No processo eleitoral de 2020, o crowdfunding tem se mostrado uma das principais estratégias de viabilização de campanhas de todos os portes e pleitos. Mas o processo gera diversas dúvidas aos candidatos e equipes envolvidas na sua execução.

Para esclarecer cada ponto desse processo a escola de comunicação de marketing político Presença Online e o Guia do Marketing Político, realizam no dia 14 de maio o evento on-line “O que é importante saber sobre crowdfunding – arrecadação de doação para campanhas“.

Detalhes do evento on-line sobre crowdfunding para as campanhas eleitorais em 2020

O evento tem a mediação do consultor e professor de marketing político Marcelo Vitorino, e a participação de Eron Pessoa, contador com ampla experiência em prestação de contas de campanhas eleitorais, servidor do TSE – Tribunal Superior Eleitoral.

O evento é on-line, aberto e gratuito mediante inscrição no site do evento.

Data: 14/05

Horário: 19h

?O conteúdo das transmissões será aberto a todos que se inscreverem para assistir as aulas.

o que você precisa saber sobre crowdfunding e doações eleitorais eleições municipais 2020

Quem pode enviar dúvidas sobre crowdfunding e arrecadação de doação para campanhas 

Como o evento é uma edição especial do #TiraDúvidas do Guia do Marketing Político, o único clube de assinatura para quem quer aprender marketing político para mandatos e candidatos, o envio de dúvidas a serem respondidas ao vivo é exclusivo para os assinantes do Guia do Marketing Político.

Conheça outros eventos do Guia do Marketing Político

Confira os eventos on-line do mês de maio e já anote as datas:

O que é importante saber sobre crowdfunding – arrecadação de doação para campanhas
Dia 14 de maio, quinta-feira, às 19h.

Como a imagem do candidato influencia na sua comunicação
Dia 21 de maio, quinta-feira, às 21h.

Como calcular a estrutura de uma campanha digital
Dia 25 de maio, segunda-feira, às 19h.

Participe e prepare-se para as eleições municipais de 2020! 

Webinars gratuitos guia do marketing político eleições municipais 2020

Maíra Moraes

Maíra Moraes

Coordenadora do MBA em Comunicação Governamental e Marketing Político no IDP-Brasília. Doutoranda em Comunicação e Sociedade na Universidade de Brasília (UnB), pesquisa a genealogia do conceito "fake news" buscando compreender os regimes de verdades construídos no contemporâneo. É gerente de projetos certificada PMP®, especializando-se na implementação de metodologias híbridas (presencial e a distância) de educação em redes públicas estaduais e municipais.

leia mais

Mais artigos do autor:

gestao_crise Leia mais

29 de maio de 2018

Maíra Moraes

Marcelo Vitorino explica os segredos de uma boa gestão de crise na internet em e-book gratuito para download. Conteúdo fundamental para candidatos, políticos e assessores de comunicação.

seminario eleicoes Leia mais

28 de fevereiro de 2017

Maíra Moraes

O Seminário Eleições 2018 amplia o debate dos principais temas acerca do universo eleitoral: legislação, pesquisas, comunicação e marketing digital.

Artigos Relacionados:

Leia mais

25 de março de 2021

Avatar

É, mas as chances são muito menores do que as de alguém que fez a lição de casa. Saiba como começar sua campanha.

Usuário do Reddit realizaram mobilização política para valorizar ações da GameStop. Leia mais

05 de fevereiro de 2021

Avatar

Com o caso GameStop, o mercado financeiro experimentou a força da mobilização política, algo que políticos e partidos conhecem bem.