Muitas pessoas vêm até mim através das redes sociais falar sobre a vontade de seguir carreira no marketing político. A dúvida é sempre a mesma: “Marcelo, vale a pena investir no mercado do marketing político?”. E esse questionamento está ligado a insegurança que muitos têm sobre as possibilidades de se ter uma carreira bem sucedida na área. Então levo a pessoa a fazer uma reflexão: temos 31 partidos políticos nacionais no Brasil, desses partidos existem entre 1.000 e 2.000 representações estaduais e até 10.000 diretórios municipais. Além de governos, que são as secretarias de comunicação estaduais e municipais e as casas legislativas. Todos esses espaços precisam de profissionais especialistas em marketing político, ou seja, oportunidades não faltam.
Isso porque ainda nem falei da possibilidade de atuação nas campanhas eleitorais que acontecem de dois em dois anos. Inclusive 2024 será ano eleitoral e o mercado estará ainda mais aquecido. O marketing político é definitivamente um mercado grande e em expansão.
Agora pense comigo, será que existem profissionais suficientes para toda essa demanda? A resposta é não. Há poucos comunicadores especializados para atender a essas necessidades.
Por isso sempre falo acerca da importância de capacitação dos profissionais da comunicação. No entanto, a qualificação por si só não é suficiente para garantir seu sucesso na carreira, alguns outros fatores são essenciais e te explicarei alguns deles a seguir:
Se diferencie dos demais profissionais do marketing político
Uma boa estratégia para se destacar no marketing político é produzir conteúdo relevante. Você com certeza já se deparou com alguma publicação nas redes sociais que era um card com a frase “instagram não é para amadores”. Esses posts com frases de efeito genéricas são irrelevantes para seu perfil, pois não mostram conhecimento e não agregam em nada para quem está lendo.
Ao invés disso crie conteúdos de valor. Invista em artigos ou análises sobre assuntos que sejam de interesse das pessoas que te acompanham. Por exemplo, muito tem se falado sobre deep fake news.
A técnica usa inteligência artificial para substituir rostos em gravações, imitando a voz do indivíduo e distorcendo falas originais, dessa forma pessoas mal-intencionadas podem produzir um vídeo de alguém “falando” qualquer coisa que possa comprometê-lo.
Isso daria um excelente artigo falando sobre os riscos que a prática pode trazer para candidatos, e você ainda pode ensinar algumas dicas para se proteger das deep fakes por exemplo. Legal, não é mesmo?
Seja encontrável para possíveis contratantes de profissionais de marketing político
Já ouviu o ditado “quem não é visto não é lembrado”? É a mais pura verdade. Para ter uma carreira próspera no marketing político, e em qualquer outro campo de atuação, você precisa ser facilmente encontrado quando as pessoas pesquisam por um profissional da sua área.
Uma boa estratégia para ser melhor ranqueado na internet, é ter diversos canais de conteúdo. Apenas as redes sociais não bastam, tenha um site próprio com suas qualificações profissionais, cases de sucesso e materiais relevantes produzidos por você, essa página funcionará como uma vitrine do seu trabalho.
Criar um canal no YouTube para gerar conteúdo também é uma ótima estratégia para conquistar público e se estabelecer como uma referência do meio.
Para ser encontrável deve-se criar conteúdo com regularidade. Não adianta produzir um artigo a cada seis meses porque o público não se acostumará e será ainda mais difícil estabelecer uma conexão.
Além da frêquencia se atente as regras de SEO para indexar melhor o seu trabalho. Não adianta produzir um material de qualidade e ele não ser visto por ninguém.
Cuide da sua reputação como profissional de marketing político
Sua reputação é seu principal ativo. Pense que quando alguém for te contratar, essa pessoa não te conhece. Por isso a minha sugestão é que evite publicações polêmicas, você não sabe com quem vai trabalhar amanhã e pode perder excelentes oportunidades por causa de um posicionamento pessoal.
São muitas orientações que podem corroborar para seu crescimento profissional, porém, não existe um segredo que garanta seu sucesso, mas sim um caminho, no qual precisará fazer as escolhas certas e principalmente determinar suas prioridades para atingir os objetivos.
Falarei mais sobre assunto em minha live do YouTube, na qual ministrarei um workshop ensinando como alavancar sua carreira no marketing político. A transmissão acontecerá na terça-feira (18/04) ás 20h.
A live conta com a participação de Mariana Bonjour, advogada e consulora política especialista em comunicação governamental e marketing político pelo IDP.
O publicitário e consultor de marketing político Christian Jauch, também estará presente. Com 19 anos de experiência no campo, possui MBA em Marketing Político e Gestão Governamental pelo IDP.
E para finalizar, Marcos Ferreira, soma ao time. Graduado em Administração Pública pela Universidade Federal de Lavras, o profissional tem MBA em Comunicação Governamental e Marketing Político pelo IDP.