A largada para as eleições, finalmente, começou. No dia 2 de outubro, brasileiros irão às urnas para escolher presidente, governador, senador e deputados federais e estaduais. Até lá, candidatos e profissionais que irão participar de campanhas eleitorais, deverão ficar atentos às principais datas do calendário eleitoral de 2022 que regulamenta a corrida eleitoral.
Na disputa das eleições, a campanha eleitoral é apenas uma parte do processo. Uma campanha eficiente, séria e profissional deve ser pensada com planejamento e, sobretudo, antecedência, para que se crie uma narrativa consistente e consiga colocar em prática as ações estratégicas que levarão o candidato à eleição.
Por isso, o processo eleitoral se divide em 3 etapas: aquecimento, pré-campanha e campanha eleitoral, com normas que regulamentam desde ações de comunicação à registro de candidatura. E, a partir de janeiro, o calendário eleitoral, aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), passa a fazer parte do planejamento de estratégias eleitorais majoritárias e proporcionais, seja para candidaturas de arrancada, reeleição ou retirada.
As principais datas e regras do calendário eleitoral para as eleições de 2022
1º de janeiro
A partir dessa data, pesquisas eleitorais precisam ser registradas no TSE até cinco dias antes da divulgação; fica proibida a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da administração pública, órgãos públicos também não podem realizar despesas com publicidade.
3 de março a 1º de abril
Período da janela de migração partidária com justa causa para deputados estaduais, distritais e federais.
30 de junho
É vedado às emissoras de rádio e de televisão transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidata ou pré-candidato.
5 de agosto
Último dia para a realização de convenções.
16 de agosto
Data a partir da qual será permitida a propaganda eleitoral, inclusive na internet.
29 de setembro
Último dia para a realização de debate no rádio e na televisão, admitida sua extensão até as 7h do dia 30 de setembro de 2022.
1° de outubro
Último dia para propaganda eleitoral do 1º turno.
2 de outubro
Dia da votação do 1º turno, das 8h às 17h, no horário de Brasília, em todo o país.
3 a 29 de outubro
Propaganda eleitoral em caso de segundo turno.
7 de outubro
Retomada da propaganda eleitoral gratuita do 2º turno em rádio e TV.
30 de outubro
Dia da votação do 2º turno, das 8h às 17h, no horário de Brasília, em todo o país.
Faça download do Calendário Eleitoral 2022 e planeje-se para as eleições!
Para que você possa se prepara de forma estratégica para a disputa das eleições, o Guia do Marketing Político trouxe, no Calendário Eleitoral 2022, além das datas mais importantes, dicas para profissionais e candidatos que deverão se planejar para a disputa eleitoral.
Faça download e prepare-se!