“Política por Elas” traz casos de sucesso em comunicação e marketing político

Às vésperas das Eleições de 2020, quando 5.570 municípios brasileiros escolherão prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, a vitória improvável de um candidato a prefeito no interior de São Paulo em 2016 será tema de palestra em Brasília. Trata-se da eleição do atual prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT-SP). A estratégia da campanha vitoriosa será apresentada pela coordenadora de comunicação, Nara Alves, no “Fórum Política por Elas”, no dia 18 de novembro, na Câmara dos Deputados.

O caso, vencedor do Prêmio CAMP da Democracia 2019 em três categorias, mostra como é possível transformar um quadro extremamente negativo em vitória nas urnas. “Às vésperas da eleição, Edinho era ministro de um governo que acabava de sofrer um impeachment, estava também citado na Lava Jato, enfrentando a rejeição ao seu partido, o PT. O nosso primeiro passo foi enfrentar todas essas questões abertamente”, explica Nara Alves.

Para a jornalista, é inevitável que a eleição municipal se contamine pelo ambiente político nacional. Caberá ao candidato saber quando abordar a pauta nacional e quando apostar no debate local.

Para a especialista em marketing político, foi fundamental gerar conteúdos que pudessem esclarecer as acusações e criar meios para que estes conteúdos fossem disseminados. “A resposta foi positiva, principalmente entre eleitores que estavam indecisos ou receosos em votar no Edinho por conta de acusações que, aliás, foram arquivadas”, diz a coordenadora.

A iniciativa do “Política por Elas” é da escola de marketing político Presença Online com o apoio do gabinete da deputada federal Perpétua Almeida, da Associação Brasileira dos Profissionais de Comunicação e Marketing Político (Abracomp) e do jornal Correio Braziliense.

Sobre o Fórum “Política por Elas”

Realizado em Brasília, no dia 18 de novembro, o “Fórum Política por Elas” busca ampliar o debate, o entendimento e a visibilidade do mercado e profissionais de assessoria, marketing e comunicação política, por meio do compartilhamento de iniciativas de sucesso, bem como os desafios a serem superados por mulheres que atuam nesse mercado.

O evento marca o lançamento da Associação Brasileira dos Profissionais de Comunicação e Marketing Político (Abracomp). Fundada com o objetivo de difundir e defender os interesses profissionais responsáveis pelas atividades que compõem a comunicação, marketing político e governamental, a Abracomp se dedica a promover o amplo debate sobre o papel da categoria profissional e sua importância.

Inscreva-se

O “Fórum Política por Elas” é gratuito, mediante inscrição no endereço no site do evento.

A inscrição deve ser realizada no site Política por Elas.

Serviço

Data: 18 de novembro das 14h às 18h
Plenário 01
Corredor das comissões – Anexo II Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes – Brasília, DF

Conheça Nara Alves

 

Jornalista, mestre em Comunicação e Política nos Ambientes Digitais.

Vencedora de 4 prêmios de marketing político, é jornalista, mestre em Comunicação e Política nos Ambientes Digitais pela Faculdade Cásper Líbero, de São Paulo, e professora no MBA em Marketing Digital na UniCeub, em Brasília.

É assessora de comunicação no Senado Federal. Foi subsecretária de Comunicação Digital no Governo do Distrito Federal e diretora de Relações com a Imprensa Nacional na Presidência da República. Coordenou as equipes de comunicação de campanhas vitoriosas a prefeito e ao Senado.

Tem formação em jornalismo pela Universidade Metodista, em geopolítica pela Universidade de São Paulo e em produção audiovisual pelo Senac. Foi repórter de política do Portal iG e produtora na TV Globo. É autora do livro “66 histórias de uma volta ao mundo”, resultado da viagem que fez durante um ano sabático.

 

Maíra Moraes

Maíra Moraes

Coordenadora do MBA em Comunicação Governamental e Marketing Político no IDP-Brasília. Doutoranda em Comunicação e Sociedade na Universidade de Brasília (UnB), pesquisa a genealogia do conceito "fake news" buscando compreender os regimes de verdades construídos no contemporâneo. É gerente de projetos certificada PMP®, especializando-se na implementação de metodologias híbridas (presencial e a distância) de educação em redes públicas estaduais e municipais.

leia mais

Mais artigos do autor:

curso-on-line Leia mais

23 de novembro de 2017

Maíra Moraes

Com o mercado de marketing político digital em plena expansão no Brasil, muitos profissionais têm buscado formação na área de olho nas próximas eleições.

doação para campanhas eleitorais municipais 2020 crowdfunding vaquinha virtual Leia mais

12 de maio de 2020

Maíra Moraes

Vai concorrer ou trabalhar nas eleições 2020? Saiba tudo sobre crowdfunding e arrecadação de doação para campanhas no evento do Guia do Marketing Político!

Artigos Relacionados:

as principais ferramentas para trabalhar com marketing político Leia mais

17 de maio de 2022

Marcelo Vitorino

Conheça as principais ferramentas para trabalhar com marketing político e melhorar o resultado do seu trabalho.

como ficar bom em anúncios para políticos Leia mais

10 de maio de 2022

Natália Mateus Mendonça

Existem 4 fatores indispensáveis para quem deseja ficar bom em anúncios políticos. Saiba quais são e potencialize a sua comunicação.