“Vai faltar profissional para campanhas”, afirma especialista em marketing político digital

A reforma política realizada em 2017 garantiu o uso de anúncios em redes sociais para os candidatos e ampliou as possibilidades de arrecadação por meios digitais, assemelhando a comunicação das campanhas brasileiras às estadunidenses, em que o uso das ferramentas digitais impactam diretamente o resultado no marketing eleitoral.

Nesse cenário, nas eleições em 2018, o conteúdo segmentado será o principal motor para mobilização dos eleitores, afirma o especialista em marketing eleitoral digital.

Segundo ele, o grande segredo é fazer o conteúdo certo chegar no público certo por meio do impulsionamento de posts, atingindo objetivos como: identificar ameaças e oportunidades, compreender o que os eleitores estão pensando, estabelecer diálogo segmentado com eleitores, promover a plataforma política do candidato, mobilizar a militância, gerenciar crises de imagem e desmentir boatos, entre outros.

Com falta de profissionais candidatos investem em qualificação para equipes

Segundo o especialista, as campanhas para eleições em 2018 trarão um cenário nunca visto no Brasil e por isso há poucos profissionais preparados para o novo formato. “Vai faltar profissional preparado para a onda de novidades e muitos políticos ainda presos nos modelos de campanha tradicionais vão morrer na praia”.

“A cada dia vejo mais políticos e assessores participando dos meus cursos de marketing político e eleitoral digital. Alguns já entenderam que se não tiverem equipe com competência para lidar com o digital agora, não terão durante a campanha. Vai faltar profissional em 2018”, afirma o Vitorino.

No ano passado, a Escola Superior de Propaganda e Marketing ofereceu quatro cursos focado na formação de profissionais sobre o tema no primeiro Master Class de Marketing Político: Da campanha ao Mandato.

A proposta foi um sucesso entre os profissionais da área e os aspirantes, foram cerca de 150 profissionais matriculados nos cursos, nas turmas mais lotadas do Centro de inovação da instituição.

Sob a responsabilidade de Marcelo Vitorino, a ESPM repete o formato em 2018, oferecendo dois módulos focados no marketing eleitoral. Em 24 de fevereiro o tema será Planejamento de Campanha Eleitoral e no dia 10 de março o curso tem foco nas Estratégias de Conteúdo para Comunicação Eleitoral.

O aluno também pode optar pela matrícula no modelo Master Class, composto pelos dois cursos e com desconto de 30% no valor da matrícula individual.

Saiba mais sobre os cursos e inscreva-se:

Master Class Marketing Eleitoral 2018

O Master Class de marketing eleitoral aborda os períodos de pré-campanha e campanha eleitoral, destinando-se a preparar profissionais para planejar, desenvolver ou coordenar estratégias de marketing político eleitoral, independentemente do tipo de pleito e da esfera de disputa. Fazem parte os dois cursos Planejamento de Campanha Eleitoral e Estratégias de Conteúdo para Comunicação Eleitoral.

Valor: R$1.980,00 a vista ou 8X de R$247,50

Curso: Do digital para as ruas – Planejamento de Campanha 2018

Nesse curso vou ensinar como planejo e organizo as campanhas eleitorais que trabalho, nas esferas estadual e federal, tanto executivo quanto legislativo.

Valor: R$1.290,00 ou 8X 161,25

Curso Estratégias de Conteúdo para Comunicação Eleitoral

Neste curso eu detalho como faço o planejamento de conteúdo de campanhas eleitorais, abrangendo canais, formatos, tipos de conteúdo e rotinas de produção, além de dicas para cada fase da campanha.

Valor: R$1.290,00 ou 8X 161,25

Maíra Moraes

Maíra Moraes

Flipboard

Doutoranda em Comunicação e Sociedade na Universidade de Brasília (UnB), pesquisa as relações de poder implicadas no processo de produção de notícias e como as realidades são construídas por meio de narrativas e práticas dominantes. É gerente de projetos certificada PMP®, especializando-se na implementação de metodologias híbridas (presencial e a distância) de educação em redes públicas estaduais e municipais.

leia mais

Mais artigos do autor:

gestao_crise Leia mais

29 de maio de 2018

Maíra Moraes

Marcelo Vitorino explica os segredos de uma boa gestão de crise na internet em e-book gratuito para download. Conteúdo fundamental para candidatos, políticos e assessores de comunicação.

webinar-marcelo-vitorino Leia mais

15 de março de 2018

Maíra Moraes

Conheça as datas mais importantes do calendário eleitoral 2018 com Marcel Vitorino, especialista em estratégias de campanha. Assista o webinar "Calendário Eleitoral 2018: as 3 datas mais importantes para a comunicação da campanha".

Artigos Relacionados:

ELEICOES_2018 Leia mais

28 de abril de 2018

Maíra Moraes

Conheça os destaques nas principais resoluções do Tribunal Superior Eleitoral que definem como serão as eleições 2018 em todo Brasil.

Leia mais

12 de abril de 2018

Marcelo Vitorino

Neste artigo, Marcelo Vitorino, especialista em marketing político digital, explica sua visão transmidiática das campanha políticas digitais.