“Vai faltar profissional para campanhas”, afirma especialista em marketing político digital

A reforma política realizada em 2017 garantiu o uso de anúncios em redes sociais para os candidatos e ampliou as possibilidades de arrecadação por meios digitais, assemelhando a comunicação das campanhas brasileiras às estadunidenses, em que o uso das ferramentas digitais impactam diretamente o resultado no marketing eleitoral.

Nesse cenário, nas eleições em 2018, o conteúdo segmentado será o principal motor para mobilização dos eleitores, afirma o especialista em marketing eleitoral digital.

Segundo ele, o grande segredo é fazer o conteúdo certo chegar no público certo por meio do impulsionamento de posts, atingindo objetivos como: identificar ameaças e oportunidades, compreender o que os eleitores estão pensando, estabelecer diálogo segmentado com eleitores, promover a plataforma política do candidato, mobilizar a militância, gerenciar crises de imagem e desmentir boatos, entre outros.

Com falta de profissionais candidatos investem em qualificação para equipes

Segundo o especialista, as campanhas para eleições em 2018 trarão um cenário nunca visto no Brasil e por isso há poucos profissionais preparados para o novo formato. “Vai faltar profissional preparado para a onda de novidades e muitos políticos ainda presos nos modelos de campanha tradicionais vão morrer na praia”.

“A cada dia vejo mais políticos e assessores participando dos meus cursos de marketing político e eleitoral digital. Alguns já entenderam que se não tiverem equipe com competência para lidar com o digital agora, não terão durante a campanha. Vai faltar profissional em 2018”, afirma o Vitorino.

No ano passado, a Escola Superior de Propaganda e Marketing ofereceu quatro cursos focado na formação de profissionais sobre o tema no primeiro Master Class de Marketing Político: Da campanha ao Mandato.

A proposta foi um sucesso entre os profissionais da área e os aspirantes, foram cerca de 150 profissionais matriculados nos cursos, nas turmas mais lotadas do Centro de inovação da instituição.

Sob a responsabilidade de Marcelo Vitorino, a ESPM repete o formato em 2018, oferecendo dois módulos focados no marketing eleitoral. Em 24 de fevereiro o tema será Planejamento de Campanha Eleitoral e no dia 10 de março o curso tem foco nas Estratégias de Conteúdo para Comunicação Eleitoral.

O aluno também pode optar pela matrícula no modelo Master Class, composto pelos dois cursos e com desconto de 30% no valor da matrícula individual.

Saiba mais sobre os cursos e inscreva-se:

Master Class Marketing Eleitoral 2018

O Master Class de marketing eleitoral aborda os períodos de pré-campanha e campanha eleitoral, destinando-se a preparar profissionais para planejar, desenvolver ou coordenar estratégias de marketing político eleitoral, independentemente do tipo de pleito e da esfera de disputa. Fazem parte os dois cursos Planejamento de Campanha Eleitoral e Estratégias de Conteúdo para Comunicação Eleitoral.

Valor: R$1.980,00 a vista ou 8X de R$247,50

Curso: Do digital para as ruas – Planejamento de Campanha 2018

Nesse curso vou ensinar como planejo e organizo as campanhas eleitorais que trabalho, nas esferas estadual e federal, tanto executivo quanto legislativo.

Valor: R$1.290,00 ou 8X 161,25

Curso Estratégias de Conteúdo para Comunicação Eleitoral

Neste curso eu detalho como faço o planejamento de conteúdo de campanhas eleitorais, abrangendo canais, formatos, tipos de conteúdo e rotinas de produção, além de dicas para cada fase da campanha.

Valor: R$1.290,00 ou 8X 161,25

Maíra Moraes

Maíra Moraes

Flipboard

Doutoranda em Comunicação e Sociedade na Universidade de Brasília (UnB), pesquisa as relações de poder implicadas no processo de produção de notícias e como as realidades são construídas por meio de narrativas e práticas dominantes. É gerente de projetos certificada PMP®, especializando-se na implementação de metodologias híbridas (presencial e a distância) de educação em redes públicas estaduais e municipais.

leia mais

Mais artigos do autor:

seminario eleicoes Leia mais

28 de fevereiro de 2017

Maíra Moraes

O Seminário Eleições 2018 amplia o debate dos principais temas acerca do universo eleitoral: legislação, pesquisas, comunicação e marketing digital.

curso-on-line-marketing-politico Leia mais

07 de maio de 2018

Maíra Moraes

O mercado de marketing político digital está em expansão. O MarterClass Eleições 2018 é o programa mais completo e atualizado sobre o tema. Disponível 100% on-line.

Artigos Relacionados:

gestao_crise Leia mais

29 de maio de 2018

Maíra Moraes

Marcelo Vitorino explica os segredos de uma boa gestão de crise na internet em e-book gratuito para download. Conteúdo fundamental para candidatos, políticos e assessores de comunicação.

eleições Leia mais

21 de maio de 2018

Maíra Moraes

Investimento sem resultados e impugnação de campanha. Esse é o resultado para quem não sabe as regras para investimento em mídia social e impulsionamento de anúncios nas redes sociais.