Eleições 2020: como escolher uma ferramenta de doação eleitoral

Assim como em 2018, candidatos que concorrerão aos cargos de prefeito e vereador poderão contar com doação de pessoas físicas nas eleições de 2020. O TSE determinou que essas doações devem ser realizadas por ferramentas de doação eleitoral homologadas, a fim de garantir que alguns critérios mínimos sejam cumpridos. A homologação do TSE não é garantia de que a empresa seja confiável e que não tenha nenhum histórico de fraudes, por isso, fique atento!

Para este ano, o TSE já divulgou em seu site as ferramentas de doação homologadas e as que estão em processo de aprovação.

Antes de começar, um alerta: se você está pensando em receber doações em dinheiro, ou por qualquer outro meio que não sejam essas ferramentas de doação eleitoral homologadas pelo TSE, esqueça. A legislação não permite outras formas de receber recursos para sua campanha

Mas o ponto central deste artigo é lhe ajudar a escolher uma ferramenta de arrecadação e evitar dores de cabeça. Então vamos direto ao ponto!

Critérios para a escolha da ferramenta de doação eleitoral

Antes de começar as ações de crowdfunding de sua campanha, recomendo que observe os seguintes aspectos:

  • Taxas: valor de setup, taxas sob o valor da doação e tarifa de transferências de valores para a conta de campanha;
  • Personalização: opções de ajustes de layout da página;
  • Pixels: a possibilidade de instalação de pixels em todos os passos da doação possibilita a criação de campanhas de remarketing para quem não concluiu o processo, além de conseguir acompanhar o retorno dos investimentos de suas campanhas de anúncios que incentivem as doações eleitorais.
  • API: É um diferencial quando as ferramentas de crowdfunding oferecem API para a criação de áreas de doação em plataformas como o WordPress.
  • Atendimento: é preciso fazer um teste sobre a velocidade do atendimento e a disponibilidade dos representantes das plataformas. Se o contato for ruim agora, imagine durante a campanha!
  • Integração com o SPCE: verifique se a empresa oferece facilidades para a exportação dos arquivos para a prestação de contas eleitoral.

Não se deixe levar por taxas mais baixas, avalie todos os pontos para garantir que ao invés de doações, você não acabe recebendo problemas.

imagem de um contador regressivo para ilustrar a doação eleitoral para campanhas políticas

Ferramentas de arrecadação homologadas pelo TSE para as eleições 2020

Até a data deste artigo, o Tribunal Superior Eleitoral possui as seguintes empresas em sua lista de homologadas:

AIXMOBIL SERVICOS E PARTICIPACOES LTDA http://aixmobil.com.br
APARECE BRASIL DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE LTDA http://politicacoletiva.com.br
APPCIVICO CONSULTORIA LTDA http://votolegal.com.br/
CDB CONSULTORIA EM GESTAO EMPRESARIAL E TECNOLOGIA DA INFORMACAO LTDA http://campanhadobem.com.br
CHRUN & PONTES LTDA https://euajudo.online
CONFIA BRASIL – PORTAL DE SERVICOS ONLINE LTDA https://confiabrasil.com.br/
DEMOCRATIZE TECNOLOGIA LTDA http://www.democratize.com.br
ELEGIS GESTAO ESTRATEGICA, CONSULTORIA E TECNOLOGIA LTDA http://www.elegis.com.br
ESSENT JUS CONTABILIDADE E CONSULTORIA LTDA http://www.essentjus.com.br
EVOE INTERMEDIACAO DE SERVICOS CULTURAIS LTDA http://democracia.evoe.cc
GENIAL IDEIAS E SOLUCOES LTDA https://politica.doacaolegal.com.br/
GOIA SERVICOS DIGITAIS https://www.apoia.org
INSTITUTO DARWIN – INSTITUTO DE APOIO A EVOLUCAO DA CIDADANIA http://www.doeoficial.org
MOUX – APLICATIVOS MOVEIS LTDA http://queroapoiar.com.br
SEJA FA EIRELI

Como escolher a ferramenta de doação eleitoral

Muitos pré-candidatos esperam que os partidos políticos façam o repasse de verbas dos fundos partidário e eleitoral, e acabam deixando de lado as ações de arrecadação, o que é um grande erro!

Agora que você já conhece os critérios básicos para saber se uma ferramenta tem todo o potencial para atender suas necessidades, visite todos os sites e, um a um, faça contato com o suporte fornecido pela empresa.

Neste contato, faça questionamentos e avalie também a velocidade de respostas, isso diz bastante sobre como você ou seus clientes serão atendidos durante as eleições.

Se você não possui uma equipe de criação ou um designer, verifique as ferramentas que oferecem templates amigáveis e fáceis de customizar. Isso vai te economizar tempo e trabalho.

No mais, faça um comparativo dos valores e, cruzando todas essas análises, você chegará até a ferramenta de doação eleitoral ideal.

Quanto mais cedo você fizer essa análise e definir qual será a empresa contratada, mais cedo receberá doações para sua campanha.

E, se você ainda não começou a pensar nos recursos de sua campanha é bom começar agora. Quer um exemplo?

Candidatos ao cargo de vereador, dificilmente receberão recursos vindos dos fundos partidário e eleitoral e, justamente por isso, precisam encontrar meios de financiarem suas campanhas eleitorais.

Confira o vídeo do consultor e professor de marketing político Marcelo Vitorino:

Saiba mais sobre a importância da arrecadação de recursos por meio de doações!

Natália Mateus Mendonça

Natália Mendonça

Flipboard

Natália Mateus Mendonça Publicitária especializada em Comunicação Digital, Sócia Fundadora das empresas Presença Online e Vitorino & Mendonça. Escreve para o blog Marketing Político Hoje com foco em temas de redes sociais, anúncios, monitoramento e métricas em canais digitais.

leia mais

Mais artigos do autor:

Como escolher ferramenta de doação eleitoral Leia mais

03 de setembro de 2020

Natália Mateus Mendonça

Quer começar a arrecadar recursos para sua campanha política e não sabe por onde começar? Comece escolhendo a ferramenta de doação eleitoral. Saiba como!

Leia mais

22 de setembro de 2020

Natália Mateus Mendonça

Conteúdo: o que os eleitores querem e o que as campanhas entregam? Saiba mais sobre esse tema na Semana do Eleitor Conetado da Presença Online.

Artigos Relacionados:

Leia mais

18 de setembro de 2020

Avatar

Nesse encontro da Semana do Eleitor Conectado, especialistas discutem como engajar eleitores na campanha e no financiamento de recursos.

Leia mais

17 de setembro de 2020

Avatar

Para entender o interesse do eleitor sobre o candidato e a disposição para o voto em legenda, participe do evento gratuito realizado pela Presença Online.